Bola

Paysandu faz treino solidário e caloroso!

Paysandu encara o Amazonas neste domingo, no que pode ser o jogo do acesso. Foto: JORGE LUIS TOTTI-PSC
Paysandu encara o Amazonas neste domingo, no que pode ser o jogo do acesso. Foto: JORGE LUIS TOTTI-PSC

Nildo Lima

Na véspera do jogo mais importante do time, até aqui, na temporada, o Paysandu abre os portões da Curuzu, neste sábado (30), a partir das 9h, para receber os seus torcedores. Será a última atividade da equipe bicolor antes da partida deste domingo , contra o Amazonas-AM, valendo pela 5ª rodada da 2ª fase da Série C do Brasileiro. A iniciativa, inédita na temporada, vai permitir uma aproximação ainda maior entre o elenco e a torcida do clube, que promete invadir o Mangueirão, no jogo que pode assegurar o retorno do Papão à Série B em 2024, competição que o clube não disputa desde 2019, um ano depois de sua queda à Terceirona.

Mas, para ter acesso à Curuzu, o torcedor terá de se integrar à corrente de solidariedade lançada pela direção do Papão em prol dos moradores de uma área no bairro da Sacramenta que tiveram suas casas destruídas por um incêndio, na última terça-feira. Para adentrar ao estádio, o torcedor terá de doar, no mínimo, um quilo de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado na campanha será repassado aos desabrigados, entre os quais está José Antônio da Silva, o “Papa do Papão”, que frequenta os jogos do Paysandu usando uma batina nas cores do clube – azul e branco -, imitando a vestimenta do sumo pontífice.

A “causa nobre”, como chama o presidente do Paysandu, Maurício Ettinger, proporcionará ao torcedor do Papão estar mais perto dos jogadores e membros da comissão técnica, que estão bem próximos de concretizar o velho sonho da Fiel de ver a volta de sua equipe na Segundona. “Conheço muito pouco de futebol”, conta a torcedora Maria Lúcia Ribeiro Martins, de 33 anos, moradora do bairro do Marco. “Mas sou Paysandu e vou amanhã (hoje) à Curuzu por dois motivos: primeiro prestar a solidariedade às pessoas que ficaram sem ter onde morar e, depois, para conhecer de perto e incentivar o nosso time nessa decisão”, contou.

SEM BISBILHOTAGEM

A última atividade do elenco bicolor antes da partida tem cunho apenas recreativo, daí não haver perigo da ação de algum “olheiro” do time visitante. O que havia para ser feito na Curuzu visando o confronto decisivo foi concluído ontem, quando o técnico Hélio dos Anjos ministrou o apronto da equipe que pretende mandar a campo. Aparentemente, o treinador não tem nenhuma dúvida na cabeça quanto ao time que começa a partida e que deve ter Matheus Nogueira; Edílson, Wanderson, Wellington Carvalho, Kevyn; João Vieira, Alencar e Robinho; Vinícius Leite, Nicolas Careca e Mário Sérgio.