Alepa aprova criação de restaurantes populares em cidades do ParáAlepa aprova criação de restaurantes populares em cidades do ParáAlepa aprova criação de restaurantes populares em cidades do ParáAlepa aprova criação de restaurantes populares em cidades do Pará
O deputado Braz (PSD) é autor do projeto de lei que propõe a criação de restaurantes populares em municípios paraenses com mais de 100 mil habitantes. A matéria aprovada na Alepa visa a oferta gratuita ou de baixo custo de refeições de alta qualidade nutricional para toda a população, especialmente a população em situação de rua.
Restaurantes Populares
O deputado Braz (PSD) é autor do projeto de lei que propõe a criação de restaurantes populares em municípios paraenses com mais de 100 mil habitantes. A matéria aprovada na Alepa visa a oferta gratuita ou de baixo custo de refeições de alta qualidade nutricional para toda a população, especialmente a população em situação de rua.
De acordo com o projeto, refeição de alta qualidade nutricional é composta por alimentos diversos, in natura ou minimamente processados, orientada por cardápio homologado por nutricionistas, preferencialmente feita com insumos oriundos da agricultura familiar e de produção agroecológica. A administração dos estabelecimentos poderá ser de responsabilidade do governo estadual, organizações sem fins lucrativos individualmente ou em conjunto com prefeituras.
Igualdade
Durante sessão ordinária, os deputados votaram o Projeto de Lei que estabelece a política estadual das ações afirmativas. O projeto é de autoria da deputada Maria do Carmo (PT) e busca reparar as distorções e desigualdades sociorraciais, de gênero e demais segmentos de minorias, por práticas discriminatórias adotadas nas esferas pública e privada, buscando a concretização da igualdade material.
Para a maioria das mulheres, o período menstrual é marcado por sintomas de intensidade leve ou mediana como cólicas, indisposição, dor de cabeça ou enxaqueca. Pensando nisso, a deputada Lívia Duarte (Psol) elaborou o projeto de lei que garante a licença de três dias consecutivos, a cada mês, às servidoras públicas que comprovem sintomas graves associados ao fluxo menstrual. O projeto abrange o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará.
Meio ambiente
A deputada estadual Ana Cunha(PSDB) esteve nos EUA, onde participou de uma série de eventos relacionados ao clima, proteção à Amazônia, conservação da biodiversidade e economia sustentável. A deputada marcou presença no Brasil Climate Summit, The Nature Conversacy, The Business Case For Nature e Casa Amazônia, demonstrando o compromisso do Pará com os desafios ambientais globais, especialmente na proteção da Amazônia. Na foto, Ana Cunha com o governador Helder Barbalho que também cumpriu extensa agenda nos Estados Unidos.
Avaliação da gestão estadual
Nesta sexta-feira (29), às 10h, em modo híbrido (presencial e on), a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) realizará audiência pública para avaliação da gestão estadual do segundo quadrimestre de 2023. Nesse evento, previsto em lei, o Poder Executivo vai apresentar ao Parlamento e à sociedade os resultados de seus investimentos em saúde, educação, segurança etc; e o balanço fiscal, com o demonstrativo de receitas e despesas do período. A audiência será coordenada pelo líder do governo, deputado Iran Lima. (MDB). O evento será no Auditório João Batista.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de Privacidade