Atualidades

Cerca de 60% dos pais consideram estressante equilibrar trabalho e cuidados com os filhos nas férias

Cerca de 60% dos pais consideram estressante equilibrar trabalho e cuidados com os filhos nas férias

Um levantamento realizado pelo IWG – líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios -, mostrou que 62% dos pais consideram estressantes ter que equilibrar o trabalho com cuidados com os filhos, durante as férias escolares. Como resultado, mais da metade utiliza suas folgas anuais para cumprir com essas responsabilidades pessoais, enquanto somente 10% utilizam todo o seu direito a férias nesse período.

Como medida para reduzir o estresse, 56% dos pais enxergam os espaços de trabalho flexível como seu principal aliado durante as férias dos filhos, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%). Para 46% dos entrevistados, a menor distância de deslocamento até o trabalho foi identificada como benefício. A porcentagem fica ainda maior (49%) entre os pais de crianças com menos de 5 anos. Outras vantagens, como a economia em custos de viagem e transporte atingiram 35%, enquanto a capacidade de unir o espaço de trabalho com o período de maior atenção aos cuidados infantis, com seus parceiros em casa, 34%.

A pesquisa destaca os desafios que os pais enfrentam para equilibrar as responsabilidades do trabalho e os cuidados com os filhos. Cerca de 43% dos pais ajustam seus horários de trabalho, reduzindo sua carga horária, enquanto 31% passam a trabalhar mais cedo pela manhã, e 29% trabalham até mais tarde, para cuidar das crianças durante o dia. Além disso, 29% sentem que sua produtividade no trabalho é afetada por precisarem dedicar mais tempo aos seus filhos nesse período.

De forma geral, 78% dos pais expressam sua preferência por usar um espaço de trabalho flexível mais próximo de suas casas. Os números são ainda mais significativos entre os adultos de 25 a 34 anos, dos quais 90% afirmam que aproveitariam um espaço de trabalho local. Essas descobertas mapeadas pelo levantamento apresentam soluções para os empregadores, sobre como eles podem aliviar as pressões e desafios enfrentados pelos funcionários com filhos, especialmente durante as férias escolares.

“Esta pesquisa mostra como a flexibilidade oferecida pelo modelo híbrido é importante para as famílias durante as férias das crianças. Essa modalidade fez uma diferença vital na minha vida: tenho a capacidade de co-cuidar da minha filha, cuidar bem de mim mesma e progredir em minha carreira – prioridades que seriam muito mais difíceis de administrar com sucesso profissional se eu estivesse me deslocando para um escritório central todos os dias. Oferecer estas opções aos colaboradores é a maneira mais eficiente para as empresas mostrarem comprometimento com seu pessoal. Organizações que adotaram o trabalho híbrido não apenas estão vendo equipes mais saudáveis e felizes, mas também mais engajadas e produtivas”, comenta Fatima Koning, Diretora Comercial do IWG Global.

E em complemento à menor necessidade de deslocamento, um outro estudo do IWG em parceria com a Arup, revelou o significativo impacto que trabalho híbrido exerce no meio ambiente. Foi constatado que trabalhar perto de casa, por meio de um regime híbrido, pode reduzir as emissões de carbono nas cidades do Reino Unido em até 70%. O IWG, por exemplo, alcançou neutralidade de carbono no primeiro trimestre de 2023.

Conforme a demanda pelo trabalho híbrido continua a conquistar adeptos em todo o mundo, o IWG observou muitas empresas que adotaram um modelo de escritório hub and spoke, com os funcionários dividindo seu tempo entre casa, escritório local e a sede da cidade. Em 2022, esses padrões de trabalho resultaram em um aumento de 36% na demanda por espaços de trabalho flexíveis do IWG, localizados fora dos centros urbanos. Para atender ao mercado, o grupo está expandindo, e visa adicionar 1.000 novas unidades globalmente no próximo ano, principalmente em áreas rurais e metropolitanas, para fornecer espaços de trabalho acessíveis para pais em busca dessa flexibilidade principalmente nos períodos de férias escolares.

Sobre o IWG, International Workplace Group

O IWG é líder global em soluções para o trabalho híbrido. Por meio de suas marcas e espaços compartilhados, o grupo cria valor pessoal, financeiro e estratégico para empresas de todos os portes – de algumas das companhias e organizações mais conhecidas do planeta, até microempreendedores e a próxima geração de líderes do setor. Todos podem aproveitar o poder desses locais de trabalho híbrido para aumentar sua produtividade, eficiência, agilidade e proximidade com o mercado. A cobertura de rede do IWG inclui aproximadamente 3.500 locais em mais de 120 países, sendo utilizados por 83% das empresas da Fortune 500. No Brasil, por meio das marcas Regus e Spaces, o IWG colabora para que milhares de pessoas e seus negócios possam trabalhar de forma mais produtiva, ao fornecer espaços de trabalho profissionais, inspiradores e colaborativos, além de serviços digitais, disponíveis por meio do aplicativo IWG. Para conhecer melhor visite o site ou clique aqui para obter mais informações sobre a parceria.

Créditos
Com informações da Máquina Cohn & Wolfe  
Foto: Divulgação