Bola

A Série B nunca esteve tão perto, Paysandu!

Papão busca vencer novamente o Bota da Paraíba, dessa vez fora de casa. Foto: JORGE LUIS TOTTI-PSC
Papão busca vencer novamente o Bota da Paraíba, dessa vez fora de casa. Foto: JORGE LUIS TOTTI-PSC

Nildo Lima

Na luta pelo acesso à Série B do Brasileiro de 2024, o Paysandu faz, neste sábado, um jogo decisivo na Série C, que pode garantir, aliado a outro resultado da rodada, a classificação antecipada do Papão à Segundona. O time paraense enfrenta o Botafogo-PB, a partir das 16h, no estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba. A partida, valendo pela 4ª rodada da fase de quadrangular do campeonato, também é de suma importância para a sobrevivência do Belo na briga pelo acesso. Será o 3º confronto entre as equipes no campeonato, com o retrospecto bastante equilibrado, e o 17º da história.

Para assegurar a classificação antecipada à Série B, o Papão tem, primeiro de fazer o seu dever, que é bater o Belo, na casa do adversário. Neste caso, a equipe paraense, que lidera o Grupo C, com sete pontos, chegaria a 10. Mas não é só isso. Além de surpreender o Belo, os bicolores vão ter de torcer, no domingo, por uma vitória do Volta Redonda-RJ, no estádio Raulino de Oliveira, na cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, diante do Amazonas. Caso a composição de resultados ocorra, faltando mais duas rodadas para o término da fase, o Paysandu não poderia ser alcançado por Botafogo e Amazonas, que se manteriam com três pontos, cada um.

Já o Belo precisa da vitória para chegar a seis pontos e manter viva a esperança de continuar brigando por uma das duas vagas para a Segundona do ano que vem. Para os paraibanos, além de um triunfo, um empate entre Volta Redonda e Amazonas, seria um resultado interessante. A partida deste sábado significa a oportunidade de reabilitação para a equipe nordestina, que no último encontro em Belém, no final de semana passado, viu o dono da casa, o Paysandu, chegar à vitória na última volta do ponteiro, como diriam os antigos locutores esportivos.

Nos jogos anteriores, cada uma das equipes fez a sua obrigação de casa, vencendo diante de seus torcedores. No primeiro embate, ocorrido no mesmo local do de hoje, o Paysandu, por duas vezes, chegou a estar na frente do placar, mas, ao final dos 90 minutos, acabou cedendo a vitória ao Belo, por 3 a 2. O resultado decretou a queda do técnico Marquinhos Santos e a imediata contratação do treinador Hélio dos Anjos, que até aqui tem se mostrado frutífera, com o Papão caminhando rumo à Séria B.

No 2º jogo, cujos detalhes já foram dados aqui, o Papão conseguiu dar o troco vencendo por 1 a 0, resultado que o colocou na liderança do Grupo C, com sete pontos e boas possibilidades de assegurar o acesso de forma antecipada à Segundona.