Pará

Diretor do Dnit faz visita a Jader e confirma obra do Pedral em 2024



Jader recebeu em seu gabinete o diretor do DNIT, Erick Medeiros
Jader recebeu em seu gabinete o diretor do DNIT, Erick Medeiros

Luiza Mello

A Prefeitura Municipal de Jacareacanga, no sudoeste paraense, quer instalar energia solar nas escolas públicas incluindo nas unidades dentro das reservas indígenas. O objetivo, segundo informou a secretária de Planejamento municipal, Edileuza Viana, é promover a geração de energia limpa e sustentável. O município está colocando em prática projetos de sustentabilidade para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ação da Organização das Nações Unidas (ONU) para alcançar os objetivos da Agenda 2030.

Acompanhado do vice-prefeito Valmar Kaba, a secretária participou ontem (20), de audiência com o senador Jader Barbalho, em Brasília, quando apresentaram demandas para o município, além de agradecer o apoio que o parlamentar tem dado à população do município, como a liberação de recursos para a área da saúde.

Entre as demandas está a proposta de viabilização de implantação de casas de farinha. O objetivo, segundo ela, é dar emprego e renda à população indígena local. Jacareacanga é um dos municípios brasileiros onde residem mais famílias indígenas em situação urbana. O município abriga 174 aldeias em seu entorno.

De acordo com a secretária, com o fechamento dos garimpos na região, muitos que trabalhavam com a atividade mineral ficaram sem oportunidade de emprego. Edileuza Viana informou que as mulheres indígenas já trabalham em um projeto de criação e venda de biojoias.

Outra ideia apresentada pelos representantes de Jacareacanga é a possibilidade de aproveitamento das antigas crateras abertas pela mineração, que podem ser transformadas em tanques de peixes. Segundo ela, muitos desses tanques não estão contaminados por mercúrio.

“Fiquei bastante impressionado com o trabalho que está sendo desenvolvido pela prefeitura de Jacareacanga para garantir a sustentabilidade para o município. São ações para elaboração e implementação de políticas públicas alinhadas às agendas ambientais que merecem todo o nosso apoio”, ressaltou o senador Jader.

“Costumo dizer que a vida pública nos reserva aprendizados permanentes. Jacareacanga é um dos municípios mais distantes da sede do poder local, com um grande número de população indígena, e hoje nos apresentou um projeto de sustentabilidade que merece todo nosso apoio. Temos contribuído pelo desenvolvimento municipal por meio de indicação de emendas parlamentares e agora vamos encontrar uma forma de contribuir para que esses projetos sejam implantados”, disse Jader Barbalho ao final do encontro.

O senador recebeu também os prefeitos de Mãe do Rio, José Rabelo, e de Augusto Corrêa, Francisco Ednaldo, que agradeceram o apoio que o senador Jader têm dedicado aos seus respectivos municípios.

PEDRAL

O senador Jader Barbalho recebeu ontem (20), em seu gabinete, em Brasília, o diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Erick Moura de Medeiros. O representante do DNIT deu detalhes sobre as próximas etapas da obra de retirada do Pedral do Lourenço, que deve ter início em março de 2024. O senador falou sobre a importância desta obra e da etapa de drenagem do leito do rio Tocantins. Criada para interligar a região central do Brasil aos portos do Pará, os mais próximos para despachar cargas para a América do Norte, Europa e Ásia, a hidrovia Araguaia/Tocantins é a grande aposta para o futuro do comércio internacional do Brasil.

Erick Medeiros confirmou que, em dezembro, vai entregar ao Ibama o Estudo de Impacto Ambiental da fase de derrocamento do Pedral. Em seguida, segundo informou, será concedida a Licença de Instalação (LI) para que a obra de retirada das pedras tenha início em março de 2024.

O senador comemorou a notícia e lembrou que é um sonho antigo da população da região e dos estados que serão beneficiados com a hidrovia Araguaia/Tocantins. “A integração das vias fluviais com a operação das eclusas de Tucuruí abre portas para um novo caminho de desenvolvimento do Brasil. Vamos trabalhar juntos pela realização deste sonho”, informou, Jader Barbalho, que também vai fazer indicações ao orçamento da União para garantir a conclusão do projeto.


Jader recebeu em seu gabinete o diretor do DNIT, Erick Medeiros