Bola

Torcida do Paysandu no topo da Série C

A Fiel deve encher o Mangueirão neste sábado. Foto: WAGNER SANTANA
A Fiel deve encher o Mangueirão neste sábado. Foto: WAGNER SANTANA

Nildo Lima

Não bastasse a liderança do time no Grupo C da 2ª fase da Série C do Brasileiro, com sete pontos, estando a um passo da Série B 2024, a torcida bicolor tem outro bom motivo para se orgulhar do Paysandu: a liderança no ranking de público no campeonato. Até antes da partida do último domingo, contra o Botafogo-PB, o Papão era o 3º colocado na lista, com público total de 31.231 e média de 8.172, em nove partidas. Após a 3ª rodada da fase de quadrangulares da Terceirona, com o show da Fiel, no Mangueirão, a equipe alviazul deu um salto na lista, superando até mesmo clubes da Série A no quesito.

Com o público pagante de 43.794 torcedores na partida contra o Belo, o Paysandu passou a somar um público total de 117.345, com média de 11.735 torcedores em dez jogos, ultrapassando o América-RN (100.868/11.208 torcedores, em nove partidas) e o Clube do Remo (89.547/9.950 torcedores, em nove partidas). Os números são do ranking oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atualizado na última segunda-feira. Com a marca, o Paysandu supera em contagem de público pelo menos três equipes da Série A, uma delas de larga tradição no futebol brasileiro: o Santos-SP.

O Peixe, como é apelidado o time santista, em oito jogos como mandante, dois a menos que os bicolores, arrastou um público total de 90.256, com média de 11.282 pessoas, à Vila Belmiro. Os demais clubes da elite nacional, suplantados pelo Papão são o Goiás-GO, que tem, de acordo com o ranking da CBF, público total de 87.385 torcedores, com média de 7.944 em dez jogos, e o Bragantino-SP, que conseguiu levar ao estádio até aqui 64.826 pessoas, com média de 5.402 pessoas em 12 partidas.

SEGUNDONA

Caso estivesse hoje na Série B, divisão para a qual tenta retornar desde 2019, o Papão não estaria fazendo feito no que diz respeito ao público. Tirando os quatro primeiros colocados do ranking da Segundona, que são Ceará-CE, Vitória-BA, Sport Recife-PE e Criciúma-SC, o Paysandu supera todos os demais 16 participantes do campeonato. O 5º colocado no ranking da Série B é o Vila Nova-GO, com público total de 105.249, média de 7.518 torcedores em 14 jogos, quatro a mais que o time paraense.

Ressalte-se que o Paysandu disputou duas partidas de portões fechados ao público – São Bernardo-SP e Floresta-CE – e outras duas com a presença limitada a mulheres, crianças e adolescente – Pouso Alegre-MG e Volta Redonda-RJ. Como ainda tem, no mínimo, um jogo e, no máximo, dois como mandante na Série C, o Papão deve se isolar ainda mais na liderança de público da Série C, possivelmente perdendo para os clubes das Séries A e B, cujos campeonatos são mais longos.