Bola

Paysandu busca vitória com Mangueirão 'socado'

Time bicolor precisa da vitória para colar na vaga do acesso. Foto: Jorge Luis Rodrigues/Paysandu
Time bicolor precisa da vitória para colar na vaga do acesso. Foto: Jorge Luis Rodrigues/Paysandu

Nildo Lima

Com prenúncio de “casa cheia”, Paysandu e Botafogo-PB fazem, hoje, a partir das 16h, no Mangueirão, um jogo que deve representar a quebra de recorde de público na Série C do Brasileiro e, também do estádio, após a sua reabertura. São esperados mais de 40 mil torcedores de acordo com o número de ingressos comercializados pelo Papão.

Até aqui a partida de maior público no “Colosso do Bengui” é Brasil e Bolívia, valendo pelas eliminatórias do Mundial de 2026, cujo número total de torcedores presentes no local, segundo a CBF, foi de 48.183, sendo 43.188 pagantes.

O jogo entre Papão e Belo, que teve a sua carga de ingressos aumentada, na última quinta-feira, para atender a procura dos torcedores bicolores, pode ter 44.358 pessoas nas dependências do Mangueirão. Até antes da estreia da Seleção Brasileira nas eliminatórias, o maior público no estádio, depois de sua reinauguração, havia ocorrido no empate entre Clube do Remo e Figueirense-SC, por 1 a 1, pela 1ª fase da Série C, com 31.231 pagantes, o maior já registrado até aqui em partidas da competição nacional.

A Fiel bicolor deve levar seu time ao topo do ranking de público na Terceirona. No momento, o Paysandu, que fez duas partidas de portões fechados ao público — São Bernardo-SP e Floresta-CE – e outras duas com a presença limitada a mulheres, crianças e adolescente – Pouso Alegre-MG e Volta Redonda-RJ – ocupa a 3ª colocação na lista, com um público total de 31.231, média de 8.172, em nove partidas.

A liderança pertence ao América-RN, com público total de 100.868 torcedores, seguido do Clube do Remo, com 89.547, ambos já eliminados do campeonato, com o 1º tendo sido, inclusive, rebaixado à Série D de 2024.

Ainda no âmbito dos números, o confronto entre Papão e Belo, como é apelidado o time paraibano, é uma espécie de tira-cisma. O histórico do confronto, iniciado em 1979, registra 15 jogos, com cinco vitórias para cada lado e cinco empates. Para os bicolores, será a oportunidade de devolver ao adversário a derrota, de virada, sofrida em João Pessoa, por 3 a 2, ainda pela 1ª fase do campeonato. Mas, o principal atrativo para os torcedores, na verdade, está na importância do jogo para ambos os lados..

Uma vitória do Paysandu, que é o 2º colocado do quadrangular, Grupo C, com quatro pontos, deixará o time com o acesso à Série B de 2024 bem encaminhado, faltando outras três rodadas na fase. Já o Belo, que reúne três pontos, na 3ª colocação, busca a sua reabilitação para se manter na briga pela subida de divisão no futebol nacional.

 

Ficha Técnica

Paysandu x Botafogo-PB

Paysandu: Matheus Nogueira; Edilson, Wanderson, Wellington Carvalho e Kevey; João Vieira, Alencar e Robinho; Nicolas Careca e Mário Sérgio e Vinícius Leite. Técnico: Hélio dos Anjos

 

Botafogo: Mota; Ricardo Luz, Wesley Matos, Pedro Carrerete e Zé Mário; Wesley Dias, Netinho e Renatinho; Mateus Anderson, Luizinho e Mariotto. Vinícius Xavier (interino)

Local: Mangueirão

Horário: 16h

Caráter: Série C do Brasileiro (2ª fase/3ª rodada)

Árbitro: João Vitor Gobi (SP)

Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Diego Morelli de Oliveira

Quarto árbitro: Ilbert Estevam da Silva (Todos de SP)

Quinto árbitro: Carlos Eduardo Galeno Benevides (PA)