Pará

Senador Jader apoia construção de casa de acolhimento em Castanhal

O futuro centro de acolhimento, já em obras, fica em Castanhal e vai atender pacientes terminais. FOTO: divulgação/Diocese de Castanhal
O futuro centro de acolhimento, já em obras, fica em Castanhal e vai atender pacientes terminais. FOTO: divulgação/Diocese de Castanhal

Luiza Mello

Reunir a bancada federal do Pará para apoiar a proposta de construção de um hospital para acolher pacientes carentes que entram em fase terminal é mais um desafio colocado para o senador Jader Barbalho. A proposta foi levada pelo deputado federal Hélio Leite (União), em visita ao gabinete do senador, em Brasília, na última quarta, 13.

O centro de acolhimento é um dos sonhos do bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti. O senador defendeu a indicação de emendas parlamentares para a conclusão da obra.

A Associação Beneficente Bem Acompanhar (ABBA), criada em 2022, é voltada para o acolhimento de doentes que já se encontram em estado terminal e que, pela situação de vulnerabilidade financeira, não têm onde morar nos dias finais de suas vidas. Esses pacientes são, normalmente, liberados pelos hospitais que concedem alta hospitalar, já que não há nada mais a fazer.

Jader agradeceu ao deputado Hélio Leite por ter levado até ele a proposta de ajudar a obra. Foto: divulgação

“É uma proposta de puro amor ao próximo, de um grau muito elevado de compaixão, benevolência e generosidade. É uma proposta que merece todo o nosso apoio”, frisou o senador durante o encontro com Hélio Leite. As obras já tiveram início na Vila do Apeú, na BR-316. “Este grande hospital será voltado para os doentes que são despachados pelos outros hospitais. Quando dizem que não há mais nada a fazer e é aí que ainda tem muito a fazer. Acompanhar e acolher os pacientes e suas famílias”, revelou Dom Carlos em recente evento que comemorou o primeiro aniversário de criação da Associação Beneficente Bem Acompanhar.

Aos 73 anos, Dom Carlos completou 41 anos desde que chegou ao Brasil, vindo da Itália. Faltam 2 anos para que ele complete a idade limite de 75 anos de clérigo, segundo a Carta Apostólica. “Agradeci ao colega e amigo Hélio Leite pelo desafio apresentado e solicitei que ele transmita ao Dom Carlos, meu abraço e considerações. Sei que ele é um homem que enfrenta desafios e que não vai deixar de trabalhar até o último instante. Por isso considero importante contribuir com essa importante obra humanitária”, disse o senador.

Agenda

Jader Barbalho também recebeu em seu gabinete o prefeito de São Sebastião da Boa Vista, Getúlio de Souza, e seu secretário de Saúde Marcos de Andrade, e Celso Lopes Cardoso, prefeito de Tucumã, que esteve acompanhado pelo presidente da Câmara municipal, Hoberlindo Pereira de Sá.