Entretenimento

Feira do Livro destaca inclusão e tem show de Linn da Quebrada

O encerramento do terceiro dia do evento foi marcado pela atração musical da cantora e ex-participante do Big Brother, Linn da Quebrada. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará
O encerramento do terceiro dia do evento foi marcado pela atração musical da cantora e ex-participante do Big Brother, Linn da Quebrada. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

Alexandre Nascimento

Inclusão e diversidade continuam sendo os destaques no terceiro dia da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece no Hangar Centro de Convenções, em Belém, que este ano faz homenagem aos escritores paraenses Heliana Barriga e Salomão Larêdo. Na noite desta segunda-feira (11), dentro dessas temáticas, estiveram presentes o potiguar Ivan Baron, influenciador da inclusão, que aborda o debate anticapacitista, e a cantora e ex-Big Brother Linn da Quebrada, no show de encerramento da programação do dia.

A participação de Ivan Baron, que subiu a rampa do Planalto na posse do presidente Lula no dia 1º de janeiro, abordou a palestra “Papo, prosa e versos – Limitante é o capacitismo, não a deficiência”, que teve a participação da dançarina cadeirante Aliny Rosa. “Precisamos discutir todas as formas de preconceito às pessoas com deficiência, que vão desde o uso de termos e frases erradas para nos identificar”, disse o palestrante.

“Eventos como essa Feira do Livro é pensar mesmo que as pessoas com deficiência devem ser e estar incluídas. A luta capacitista é isso, que o que nos limita é esse preconceito, de achar que não somos capazes, mas queremos ocupar os espaços porque somos importantes e podemos contribuir com as questões sociais, começando pela orientação do respeito que nós pessoas com deficiência merecemos”, completou Ivan Baron.

Presente no evento, o professor Tiago Costa, do Programa Bilíngue de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semec), destacou a importância da inclusão na 26ª Feira do Livro. “Essa inclusão envolve também adaptar livros para a comunidade surda, cegos, boas condições de acessibilidade motora, entre outras coisas. É um progresso para todos nós, pessoas com deficiência, que precisamos cada vez mais sermos incluídos”, disse o professor.

O encerramento do terceiro dia do evento foi marcado pela atração musical da cantora e ex-participante do Big Brother, Linn da Quebrada, no palco montado na área do estacionamento do Hangar. O espaço ficou lotado dos fãs da artista, assim como de pessoas que prestigiaram os estandes de livros e as rodas de conversas da feira.