Enfim, a fase de grupos do Campeonato Paraense B1 teve as suas definições. Após a realização dos dois jogos válidos pela quinta e última rodada entre os participante do Grupo C, ambos na manhã de segunda-feira (11), a caminhada das 20 agremiações participantes desta edição foi selada, entre classificados, eliminados e rebaixados ao Campeonato Paraense B2 de 2024.
Como Capitão Poço – dono da melhor campanha geral do certame -, Santos-PA e Parauapebas já estavam assegurados na disputa das quartas de final, no começo da tarde de ontem o Pinheirense também foi confirmado junto ao bloco dos líderes de cada uma das chaves.
As quatro equipes vão aguardar o desfecho dos concorrentes, que irão se enfrentar pela segunda fase, ainda sem data, em uma espécie de ‘play-off’ entre os segundos e terceiros colocados de cada chave.
Os embates, por sua vez, já estão casados: Carajás x Santa Rosa; União Paraense x Sport Belém; Paragominas x Canaã; Esmac x São Raimundo. Os compromissos serão de ida e volta, sendo definidos no mando de cada partida os times à esquerda.
ELIMINADOS
Com os jogos disputados entre Vila Rica 0 x 4 São Raimundo, no Ceju, e Amazônia Independente 1 x 2 União Paraense, no CT da Desportiva, o grupo dos que deram adeus ao campeonato também ficou definido.
Enquanto Paraense, Izabelense, Vila Rica e Gavião Kyikatejê tentarão a sorte rumo à elite na próxima temporada, ao estancar na quarta posição de seus respectivos grupos, Tiradentes, Fonte Nova, Amazônia Independente e Atlético Paraense, cada um na lanterna de seus grupos, vão disputar o Parazão B2 da próxima temporada após serem rebaixados com nenhum vitória conquistada na competição.