Os mais conservadores podem até torcer o nariz, mas no Brasil existem várias praias voltadas para a prática do naturismo. Uma das mais famosas é a Praia de Tambaba, no município de Conde, distante 30 km de João Pessoa, na Paraíba.
Para quem literalmente quer se despir de preconceito e conhecer a sensação de curtir um balneário como veio ao mundo, basta chamar um carro de aplicativo ou mesmo participar de um dos roteiros turísticos bate-volta que saem da capital paraibana rumo ao litoral nordestino.
Mesmo que você opte por não conhecer a área naturista, saiba que Tambaba é um paraíso também para os que não pretendem ficar desnudos ao sol. A praia tem o trecho de entrada tradicional, isto é, para aproveitar com roupa de banho mesmo. E o visual não deixa nada a desejar, principalmente pelas rochas que formam pequenas piscinas naturais e isolam o lugar da força das ondas. Uma dessas rochas tem um coqueiro isolado no topo, lembrando aquele desenho do Pica-Pau em que há somente uma ilhota com um coqueiro.
Mas, é impossível não olhar com curiosidade para o lado esquerdo de quem chega. É lá que fica uma quebra da praia dividida por um pequeno morro com placas de aviso de que, daquele ponto em diante, a praia é reservada para os naturistas.
Pouco antes do acesso, vendedores ambulantes oferecem chapéus para que se faça uma foto tradicional cobrindo as partes íntimas com o acessório. As placas informativas também explicam as regras para adentrar a área de naturismo. Ao menos oficialmente, se exige que os frequentadores tenham carteira de naturista, além da proibição de que homens entrem desacompanhados. Tudo para que o respeito ao próximo prevaleça.
Na prática, não há fiscalização e a entrada é livre para quem quer conhecer, mesmo não sendo naturista de carteirinha. Após o acesso, é obrigatório ficar sem roupa e curtir a praia. Para quem foi, o relato comum é o de constrangimento nos primeiros minutos, mas depois a sensação de liberdade de aproveitar o que a natureza oferece, livre de qualquer peça de roupa. Entre as regras a serem respeitadas, é proibido a prática de ato sexual ou qualquer ato obsceno, assim como fazer fotos de outras pessoas sem autorização.
Para os curiosos que só gostariam de observar, de longe, a movimentação, saiba que as formações rochosas impedem qualquer ‘voyeur’ de conferir o que acontece do lado naturista.
Segundo a Federação de Naturismo “O naturismo é um modo de vida, em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, com a intenção de encorajar o autorrespeito, o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente”. Até por isso, a presença de crianças é permitida, desde que acompanhadas de seus responsáveis.
Para os mais observadores, nota-se que o preconceito, apesar de tudo, é presente em atitudes como a de alguns guias de turismo que levam até a praia e “desencorajam” a conhecer o espaço restrito, o que vai de encontro ao fato do balneário ser o primeiro voltado para o naturismo no Nordeste, sendo referência desde sua criação, em 1991.
Se um dia você for à Paraíba e quiser se libertar das amarras do preconceito com o próprio corpo, não deixe de conhecer Tambaba!
Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav