Nildo Lima
O Paysandu inicia, hoje, a jornada de 540 minutos (seis jogos) que poderá, ao seu final, representar a realização de um sonho alimentado há cinco anos pela torcida do clube: a volta do time à Série B do Brasileiro, disputada pela última vez pelo clube em 2018. O Papão estreia na 2ª fase da Série C do Nacional enfrentando o Volta Redonda-RJ, a partir das 17h, na Curuzu, que, apesar da restrição de público, deverá se transformar em um “caldeirão”, como manda a tradição. A partida é encarada pelos bicolores como uma revanche, visto que na fase passada a equipe carioca, jogando em casa, venceu por 3 a 0.
“Cada um tem as suas armas. Eles venceram a gente e agora temos de dar o troco”, indicou o meia Robinho. Papão e Voltaço avançaram à 2ª fase do campeonato, que reúne oito equipes, divididas em dois Grupos, B e C, em condições diferentes. O aurinegro carioca, em condição bem confortável, fechando sua participação na etapa inicial na vice-liderança do campeonato, com 33 pontos, apenas três a menos que o 1º colocado, o Operário -PR. Já o alviazul paraense, que chegou a “flertar” com a zona de rebaixamento, se classificou na 7ª colocação, com 29 pontos.
Mas, de acordo com o técnico Hélio dos Anjos, a fase de quadrangular representa “um novo campeonato para todas as equipes”, o que em outras palavras significa, para o treinador do Papão, que as equipes entram em condições de igualdade, independente da maneira como conseguiram suas classificações. “Não tem para mim superioridade tamanha de uma equipe para a outra, independente da tábua de classificação”, ratifica Dos Anjos, confiante em uma boa estreia de sua equipe na penúltima fase do campeonato.
A 3ª etapa da Série C reunirá apenas os líderes dos Grupos B e C, que farão a grande final do campeonato para se conhecer o campeão da competição, com ambos classificados à Série B, acompanhados dos clubes que encerrarem suas participações nos quadrangulares na 2ª colocação. A primeira meta do Papão, sem dúvida, é assegurar o retorno à Segundona, o que não significa dizer que os bicolores não pensem em ir além para tentar comemorar o 3º título do Brasileiro do clube, campeão da Série B de 1991 e 2001.
Assim como aconteceu na vitória sobre o Pouso Alegre-MG, pela 18ª rodada da primeira fase do campeonato, o público de hoje, na Curuzu será restrito a mulheres, menores e adolescentes, por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em razão do confronto entre torcedores do Papão e do Operário-PR, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná. Mesmo assim, a previsão é de uma grande festa.
FICHA DO JOGO
- Paysandu: Matheus Nogueira; Edilson, Wesley Santos (Wanderson), Wellington Carvalho e Kevey; Jacy Maranhão (Alencar), João Vieira e Ronaldo Mendes; Vinícius Leite, Mário Sérgio e Nicolas Careca. Técnico: Hélio dos Anjos.
- Volta Redonda: Felipe Avelino; Raphinha, Matheus Santos, Michel e Ricardo Sena; Henrique Silva, Robinho e Caio Vitor; Marquinhos, Wandson e Samuel Granada. Técnico: Rogério Corrêa.
- Local: Curuzu. Horário: 17h. Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC). Assistentes: Bruno Muller (SC) e Wagner Júnior Bonfim Ledo (PR). Transmissão: Dazn, Nosso Futebol, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).