Pará

Museu Goeldi oferece 91 bolsas de Iniciação Científica; veja como concorrer

Os universitários interessados em pesquisar nas áreas de atuação do Museu Emílio Goeldi podem se candidatar até dia 04 de setembro. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Os universitários interessados em pesquisar nas áreas de atuação do Museu Emílio Goeldi podem se candidatar até dia 04 de setembro. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), por meio de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), anuncia a abertura do Edital PIBIC – 001/2023 para a seleção de bolsistas de iniciação científica.

O programa tem como objetivo estimular o interesse pela pesquisa científica, fomentar o desenvolvimento de jovens talentos e contribuir para a formação de futuros pesquisadores.

Com base na Resolução Normativa 017/2006 do CNPq, o processo seletivo será conduzido pelo Comitê de Avaliação Interno do MPEG, sob a administração da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação (COPPG). Serão disponibilizadas 91 bolsas no valor de R$ 700,00 (Setecentos Reais) cada, com vigência de setembro de 2023 a agosto de 2024.

O período de submissão das propostas de projetos de pesquisa está aberto até 04 de setembro de 2023. As propostas serão avaliadas entre os dias 04 e 10 de setembro do mesmo ano, com a divulgação dos resultados prevista para o dia 11 de setembro de 2023. Os bolsistas selecionados serão indicados até 15 de setembro de 2023 através do site e redes sociais do Museu Goeldi.

 

PIBIC/MPEG – O Programa de iniciação cientifica tem como principais objetivos despertar vocações científicas, incentivar potenciais talentos, proporcionar o domínio do método científico e estimular a criatividade dos jovens universitários em relação à pesquisa. Além disso, o programa busca contribuir de maneira significativa para a inserção dos alunos na pós-graduação, fomentando a continuidade dos estudos acadêmicos.

Os projetos de pesquisa a serem submetidos devem ter potencial para serem publicados em periódicos científicos, preferencialmente estando associados a projetos institucionais ou grupos de pesquisa ou individual. O programa visa a formação acadêmica e também à produção de conhecimento relevante para a comunidade científica e a sociedade em geral.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/MPEG reafirma o compromisso do Museu Goeldi com a promoção da ciência e a formação de novos pesquisadores, contribuindo assim para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da região e do país.

 

Processo Seletivo – O processo seletivo requer a participação de orientadores com sólida produção científica e tecnológica recente, divulgada em veículos de comunicação relevantes da área. Cabe ao orientador a seleção e indicação do bolsista com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades propostas. Os orientadores devem incluir o nome do bolsista nas publicações e trabalhos apresentados em eventos científicos, nos quais o bolsista tenha contribuído de forma efetiva.

O pesquisador interessado em candidatar-se para uma bolsa PIBIC/MPEG pode solicitar a relação de orientadores disponíveis em cada área de conhecimento abrangida pela instituição através do e-mail  e 

Basta informar a área de interesse e solicitar informações sobre os orientadores compatíveis.

Para mais informações sobre o Edital PIBIC – 001/2023 e os requisitos de seleção, os interessados podem conferir o edital aqui.

 

Serviço

Prazo de inscrição: 21/08 até 04/09

Resultado: 15/09

Fonte: Agência Museu Goeldi