Entretenimento

”Uma Noite no Museu" chega à sua quarta edição nesta sexta-feira (1)

A novidade é a incorporação do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) no circuito noturno de visitação por museus e memoriais. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará
A novidade é a incorporação do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) no circuito noturno de visitação por museus e memoriais. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza nesta sexta-feira (1) a quarta edição do projeto “Uma Noite no Museu”. A novidade desta edição é a incorporação do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) no circuito noturno de visitação por museus e memoriais no centro histórico de Belém. A programação ocorre até às 22h e é gratuita.

Fundado em 1900 durante o governo de Paes de Carvalho com a finalidade de produzir e divulgar o conhecimento acadêmico do Pará, o IHGP proporcionará ao público uma imersão em seu acervo. Dentre as obras, encontram-se mobílias, louças, fotografias e telas de nobres da própria Casa de Bragança de Portugal, como os Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, além de Dona Maria da Glória, filha de Pedro I e que tinha o título de “Princesa do Grão-Pará”.

Ainda no IHGP, localizado na Rua do Aveiro, 62, no bairro da Cidade Velha, estarão disponíveis duas exposições: “Águas Turvas – Paisagens Insurgentes da Adesão de 1823”, que conta com documentos, imagens e outros itens relacionados à temática; e “A Galeria Imperial do IHGP”, com destaque para a própria sede do IHGP, abrigado no Prédio Solar Barão do Guajará, que naquele período foi residência do historiador político Domingos Antônio Raiol, o Barão de Guajará, autor da obra “Motins Políticos”, trabalho clássico sobre a revolta da Cabanagem.

Circuito – Cerca de 20 mil pessoas visitaram os espaços museológicos na edição anterior. Nesta, além do IHGP, integram o circuito noturno: o Museu do Forte, o Museu do Círio, o Museu do Estado do Pará, o Museu de Arte Sacra e o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, além do Centro Cultural Palacete Faciola, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Parque Cemitério Soledade, que foram integrados ao projeto na terceira edição.

“Esperamos novamente a forte adesão do público para que esta edição também seja um sucesso. A cada edição temos buscado trazer uma novidade. Nesta, incorporamos o IHGP, esse instituto centenário abrigado em um antigo casarão do período imperial, bem perto do Museu do Estado, e que estará com duas exposições belíssimas. Todo esse movimento fortalece a economia da cultura e da arte e valoriza não só os equipamentos museais, mas também a paisagem urbana e o nosso patrimônio histórico”, afirma a secretária de Cultura, Ursula Vidal.

Entre as exposições que poderão ser visitadas na noite desta sexta-feira estão: “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”, no Museu do Estado do Pará; “Eneida Simplesmente”, no Museu da Imagem e do Som, no Centro Cultural Palacete Faciola; “Uma Poética Natural”, na Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra; e “Amazônia Presente”, na Casa das Onze Janelas.

 

Serviço: 4ª edição do projeto ‘Uma noite no Museu’*

Data: Sexta-feira (1)
Circuito: Museu do Forte do Presépio, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Museu de Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas – Complexo Feliz Lusitânia – Praça Frei Caetano Brandão, S/n.
Cemitério Parque da Soledade – Av. Serzedelo Corrêa, 514.
Centro Cultural Palacete Faciola – Av. Nª Sra. de Nazaré, 138.
Museu da Imagem e do Som – Av. Nª Sra. de Nazaré, 194.
Instituto Histórico e Geográfico do Pará – Rua Aveiro, 62.

Horário: 18h às 22h.