Após a assinatura da ordem de serviço das Usinas da Paz (UsiPaz) de Paragominas e Barcarena, a Hydro, em parceria com o Governo do Pará, assinou agora a da Usina da Paz de Moju, no último dia 28 de agosto, dando início às atividades de implantação da primeira usina da cidade, com financiamento da empresa.
A UsiPaz de Moju, localizada a 127 km da capital, fica na Travessa Colonial, S/N, próximo a Escola Municipal Santa Rosa, no bairro Alto. A área foi doada ao Governo pela prefeitura local. A iniciativa é um projeto integrado à política pública estadual Territórios Pela Paz, elaborada pelo Governo do Pará e coordenada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.
A unidade de Moju, assim como as demais, contará com mais de 70 serviços intersetoriais das secretarias estaduais e órgãos parceiros, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. As Usinas da Paz são caracterizadas por serem um grande e moderno complexo comunitário, sendo referência como modelo de política pública social e de cidadania.
Assim que a obra for concluída, em 2025, os cidadãos da região poderão usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento. Todos os serviços serão gratuitos.
“Esta parceria vem se fortalecendo a cada dia com o Governo e está alinhada ao nosso compromisso de apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Pará, principalmente nas regiões onde atuamos diretamente. Queremos cada vez mais contribuir para aumentar os índices positivos na educação, emprego e acesso à cultura dessas áreas, pois sabemos que são transformadores sociais. As Usinas da Paz são um legado essencial e comprovado de inclusão e desenvolvimento nos locais onde são construídas”, ressalta Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul”.
Entre outubro de 2022 e janeiro deste ano, a Hydro construiu e entregou ao Governo do Estado outras três unidades da Usina da Paz, contemplando bairros de maior vulnerabilidade social na capital, Belém. Além disso, em maio de 2023, a empresa formalizou parceria com o governo estadual para a construção da UsiPaz de Paragominas, onde fica a mina de bauxita da Hydro, e Barcarena, onde estão localizadas as indústrias da Alunorte e Albras.
Toda a construção das três unidades de Belém foi financiada pela Hydro e realizada por empresas sediadas no estado, gerando mais de 1.300 postos de trabalho, com investimento de R$ 160 milhões.