Nildo Lima
Classificado à fase decisiva da Série C do Brasileiro, ocupando a 7ª colocação, com 29 pontos, o Paysandu, que chegou a flertar com a zona de rebaixamento, sem, no entanto, dar em “namoro”, para alegria da Fiel, chega “cascudo” à 2ª fase do campeonato. O Papão segue na competição, trazendo em sua “bagagem” um aproveitamento de 50% na etapa anterior da disputa. O time bicolor foi mais forte dentro do que fora de casa. Jogando diante de sua torcida, a equipe obteve 76,7% de aproveitamento, contra 22,2% na condição de visitante.
Ao comando de Dos Anjos, o Paysandu disputou um total de nove partidas, com cinco vitórias (15 pontos), dois empates (dois pontos) e duas derrotas, num total de 17 pontos, números fundamentais para o avanço do time na Terceirona. O treinador conta com 63% de rendimento no comando do Paysandu. Apesar da confiança dos bicolores no sonhado acesso à Segundona, o site Chance de Gol, especialista em projeção matemática do futebol, aponta o Papão como o “azarão” em sua chave para garantir o acesso.
De acordo com o site, o Papão reúne apenas 25,3% de possibilidade de retornar à Série B em 2024, competição que o clube disputou pela última vez em 2018, quando foi rebaixado encabeçando a zona de “degola” do campeonato. Quem aparece com mais possibilidade de acesso, no grupo bicolor, é o Volta Redonda (80%), seguido do Amazonas-AM (52.3%) e Botafogo-PB (42,4%). Apesar de os números do prognóstico conspirarem contra o Papão, os jogadores do clube se mostram confiantes em uma boa campanha do time na 2ª fase.
“Sabemos do peso da camisa do Paysandu, da grandeza que é, então, todo jogo queremos ganhar, pontuar. Chegamos mais maduros, mais cientes do que temos que fazer. Não podemos ter alguns erros que tivemos na primeira fase. O elenco chega muito concentrado, sabendo do que tem que fazer para conseguir esse tão sonhado acesso”, afirmou o volante Jacy Maranhão.