Entretenimento

Cineclube exibe clássico "Lágrimas de Palhaço"

Filme de 1924 é estrelado por Lon Chaney. Exibição terá acompanhamento ao vivo ao piano FOTO: DIVULGAÇÃO
Filme de 1924 é estrelado por Lon Chaney. Exibição terá acompanhamento ao vivo ao piano FOTO: DIVULGAÇÃO

Um dos clássicos do cinema mudo será exibido nesta terça-feira, 29, às 19h, no Cineclube do Sindicatos dos Médicos do Pará (Sindmepa), com entrada franqueada ao público. “Lágrimas do Palhaço”, filme do sueco Victor Sjostrom, será exibido com apresentação musical ao vivo do pianista paraense Paulo José Campos de Melo.

Lançado em 1924, o filme traz Lon Chaney como protagonista e ainda John Gilbert e Norma Shearer no elenco principal. Na história, um cientista, após ser traído por seu aliado e sua esposa, é humilhado diante da comunidade científica, e torna-se um palhaço. No circo, fará todos os esforços para salvar a mulher que ama do homem que o traiu no passado.

Responsável pela programação do Cineclube do Sindmepa, o pesquisador e crítico de cinema Marco Antônio Moreira classifica “Lágrimas do Palhaço” como uma “pérola cinematográfica” assinada por Sjostrom e que será exibida em uma cópia da Cinemateca Nacional. “Esse é o segundo filme feito por ele nos Estados Unidos. É um diretor muito importante no período do cinema silencioso na Suécia, e graças à qualidade dos filmes que fez no seu país, foi convidado para dirigir algumas produções nos Estados Unidos. Esse é um filme pouco conhecido dele. Acho que valer a pena os cinemaníacos assistirem, ainda mais com a participação do Paulo José Campos de Melo, parceiro desse tipo de sessão, que vai interpretar musicalmente o filme durante a projeção”, diz Marco Antônio.

Esteticamente, o filme tem influências do cinema expressionista alemão, lembra o crítico, que vê na exibição uma forma de divulgar filmes pouco conhecidos do período antes da chegada do som ao cinema. “Existem filmes muito interessantes desse período que acabaram ficando esquecidos com a chegada do cinema sonoro. Claro, tem os clássicos do Chaplin, Buster Keaton, que são conhecidos, mas sempre tem o que eu chamo de pérola cinematográfica escondida, e esse filme é uma delas”, destaca.

Marco Antônio lembra que alguns espectadores vão reconhecer o ator Lon Chaney, que protagoniza o longa. “Ele é muito conhecido por ter feito filmes de terror e drama, mas depois do cinema silencioso, não se tornou tão reconhecido”, destaca.

Também Victor Sjostrom poderá ser lembrado pela plateia não por seu trabalho como cineasta, mas como ator. “Ele fez muitos filmes como ator e muita gente o conhece pelo papel principal de ‘Morangos Silvestres’, clássico de Ingmar Bergman”, diz o crítico.

“Lágrimas do Palhaço” – de Victor Sjostrom

Quando: Hoje, 29, às 19h.

Onde: Cineclube Sindmepa (R. Boaventura da Silva, 999, entre Generalíssimo Deodoro e 14 de Março – Umarizal).

Quanto: Entrada gratuita

Classificação indicativa: inadequado para menores de 12 anos