Grande Belém

Cotijuba recebe nova edição do Festival de Gastronomia

Neste final de semana, os moradores e visitantes da Ilha de Cotijuba receberam a 5ª edição do “Festival de Gastronomia das Ilhas”. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Neste final de semana, os moradores e visitantes da Ilha de Cotijuba receberam a 5ª edição do “Festival de Gastronomia das Ilhas”. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Ana Laura Costa

Neste final de semana, os moradores e visitantes da Ilha de Cotijuba receberam a 5ª edição do “Festival de Gastronomia das Ilhas”, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

Os dois dias de festival reuniram cerca de 15 empreendedores, 75 chefs de cozinha, além de gerar aproximadamente cerca de 300 empregos diretos e indiretos. Os 13 restaurantes participantes do evento, das mais variadas praias da Ilha, ofereceram pratos da região preparados especialmente para o Festival. Todos eram compostos por entrada, prato principal e sobremesa, ao custo individual de R$ 59,90.

Além disso, para garantir mão de obra qualificada, os participantes foram capacitados por meio de cursos e oficinas para a melhoria no atendimento e qualidade gastronômica. No total, 179 empreendedoras receberam certificação.

Gláucia Silva, 44 anos, foi uma das chefs participantes. Proprietária da Pousada e Restaurante Farol, situada na praia do Farol, ela apresentou um prato composto por entrada de bolinho de piracuí com tucupi apimentado, prato principal de filhote moqueado na folha da bananeira, pirão de tucupi e arroz de coco, e sobremesa de tapioca com recheio de capim-santo. Segundo ela, o Festival propicia que os visitantes consigam enxergar Cotijuba além de suas praias.

Gláucia Silva, 44 anos, foi uma das chefs participantes.
Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

“É muito gratificante esse evento estar sendo realizado aqui porque oportuniza que as pessoas tenham uma experiência além praia. Há muito tempo esperávamos por esse festival e pelo momento de mostrarmos o melhor da nossa região”, afirma.

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou que o Festival da Gastronomia nas Ilhas é um investimento. “Porque cria todas as possibilidades de aumentarmos a presença turística de pessoas de outros bairros de Belém, outras cidades, países, e melhorar, portanto, a vida de todo mundo. Isso é parte de um trabalho para manter a cidade com o Selo Belém Cidade Criativa da Gastronomia”.

O diretor da Codem, Lélio Costa, também falou sobre a importância da diversidade de sabores e cores das ilhas que o Festival destaca e valoriza. “Viemos para Cotijuba para realçar que a gastronomia das nossas ilhas precisa ser conhecida por Belém, pelo Pará, pelo Brasil e pelo mundo. Porque nós sabemos que a nossa gastronomia tem o potencial econômico para gerar emprego, renda”.