Entretenimento

Artistas e fãs se despedem de Léo Platô, de "Sampleados"

Produtor tinha 29 anos e ficou conhecido pela websérie "Sampleados" e pelo trabalho com artistas da música paraense FOTO: LUCIANA NAHUM/REPRODUÇÃO INSTAGRAM
Produtor tinha 29 anos e ficou conhecido pela websérie "Sampleados" e pelo trabalho com artistas da música paraense FOTO: LUCIANA NAHUM/REPRODUÇÃO INSTAGRAM

TEXTO: ALINE RODRIGUES

O audiovisual paraense está de luto com a partida repentina do produtor e diretor Leonardo Augusto Barbosa Fonseca, 29 anos, conhecido como Leo Platô, que faleceu quinta-feira, 24, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

“Foi tudo muito rápido, ele deu entrada no hospital na terça-feira (22) à noite com uma febre muito alta. Quando essa febre veio, veio junto com uma saturação de 73 de oxigênio. O normal é a partir de 90 até 100, e quando ele deu entrada já foi direto para uma sala vermelha, como se fosse uma mini-UTI e lá recebeu todas prescrições, já foi para o oxigênio, porque estava realmente respirando com alguma dificuldade”, falou a jornalista Erika Siqueira, tia, madrinha e parceira de trabalho de Leo.

Após fazer uma tomografia foi constatado que o diretor estava com uma pneumonia aguda e passava a apresentar uma cardiopatia. “O coração dele não estava conseguindo responder bem, conseguiram estabilizar a oxigenação, subiu para 94, a pressão estava alta e foi estabilizada também, mas o coração não estava conseguindo ser controlado”, disse Erika. “Entramos com ele vivo lá, jamais queríamos ter tirado ele morto. Mas Deus também tem seus propósitos, nós estamos desolados, mas entendemos que há propósitos também na vida”, acrescentou.

Leo era sócio fundador do estúdio Platô Produções, sendo diretor da Platô Vídeo e do Projeto Sampleados, por isso conhecido no meio artístico como Léo Platô, e já desbravava o ramo da internet há 10 anos. “Leo era meu filho de coração, porque era meu afilhado, a nossa relação é de parentesco, ele é filho da minha irmã, meu sobrinho de sangue e desde sempre eu sabia que ele tinha nascido para o audiovisual. Levei ele para uma produtora que eu tinha, a Mídia News, ele começou a editar e se apaixonou pelo audiovisual. E eu vou usar uma frase do Chico Buarque: ‘A perda de um filho é como se tivesse acontecendo um parto reverso’. E o Léo era um filho para mim, meu primogênito de coração. É uma perda irreparável. Mas ele deixou um legado tão lindo pela luz que ele passou”, declarou Erika.

“Ele conseguia se entender aqui no Pará, na Amazônia, não como alguém que foi descoberto e que é colônia, mas alguém que tem muito para ensinar para quem chega por aqui achando que vai descobrir a Amazônia no nosso lugar.”

Ela reforça que Leo desde muito jovem era brilhante, com ideias criativas, um visionário com grande amor pela cultura local. “Ele conseguia se entender aqui no Pará, na Amazônia, não como alguém que foi descoberto e que é colônia, mas alguém que tem muito para ensinar para quem chega por aqui achando que vai descobrir a Amazônia no nosso lugar. É claro que a nossa cultura vai ser atingida em relação a não produção mais dos ‘Sampleados’, que era o projeto master dele, dos videoclipes da Dona Onete, da Fafá, Joelma Klaudia, Valéria Paiva, de tanta gente do mercado artístico que ele esteve presente, ajudou. Novas descobertas que nós encontramos pelo caminho, coisas que ele fazia até de graça, só pra ajudar de verdade, como a Gina Lobrista, no Ver-o-Peso, cantando a música do Roberto Carlos”, lembrou a jornalista.

Site do Sampleados será lançado

O canal da TV Platô, segundo ela, vai continuar ativo e o site do “Sampleados” também ficou pronto para o lançamento. “A gente vai lançar o site, vai deixar todos esses memoriais disponíveis para a sociedade, de projetos, produtos, experiências que nós fizemos durante todo esse tempo na TV Platô e no ‘Sampleados’. E ele, como diretor, tinha uma pegada diferente de edição, tinha de verdade a forma que encontrou de dirigir, editar, direcionar, de mostrar para gente o quão o Pará tem coisa linda para ser curtida, vista, experimentada. E através desse amor que ele tinha, conseguia colocar nos audiovisuais esse olhar amazônida, e ele várias vezes foi convidado para morar fora e disse ‘não, meu lugar é aqui, é aqui que está minha matéria-prima, eu vivo na floresta, eu amo viver nesse lugar’”, falou Erika.

Léo e a cantora Zaynara, nos bastidores de uma das gravações de “Sampleados” FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM26

A notícia da partida prematura do produtor pegou todo mundo de surpresa e repercutiu entre amigos, parceiros, artistas e fãs do gênio criativo do audiovisual, como Léo era visto por muitos. “Foi e está sendo ainda um choque. Falei com ele tem uns 10 dias, nos encontramos no shopping e ele até brincou que nunca mais tínhamos ido ao Veropa, porque sempre que a gente estava fazendo algum trabalho juntos, me chamava para ir lá para gente pegar um vento para inspirar as ideias”, contou Luciana Dantas, empresária e parceira do Léo em alguns projetos.

“Trabalhamos juntos em algumas produções e ele sempre foi um garoto alegre, leve, acessível, além de ser um garoto com uma mente criativa inigualável. Deixou um legado imenso para a cultura paraense, em especial ao brega, que ele tanto amava, e a prova disso é o ‘Sampleados’. A maneira como ele conduziu esse projeto é de um talento único! Daí já se via o quanto ele era diferenciado. Sem contar na paixão que tinha pela Amazônia. Ele dizia que era alucinado pela floresta. Vai fazer uma falta enorme”, acrescentou Luciana.

Morte do produtor repercutiu nas redes sociais

A partida precoce do produtor repercutiu também redes sociais. A cantora Fafá de Belém foi um das primeiras pessoas a falar sobre a partida repentina de Léo. “Perdi meu menino. O meu menino acabou de partir! Eu estou devastada, não consigo acreditar que você se foi”, disse Fafá em sua postagem.

O cantor Jeff Moraes publicou: “O Léo sempre foi uma mente criativa fodaaa!!! Sou muito feliz de ter feito tantos trabalhos ao lado dele!!! Esse aqui é um dos grandes exemplos da genialidade desse mano! Tu vais fazer muita falta irmão! Um grande salve Léo Platô! Um grande salve Sampleados!”.

“Você foi fora da curva meu peixinho. Genial, generoso, um ser evoluído. Sua pressa era pra cumprir sua missão, que missão linda, seu legado ficou na nossa memória e história. Obrigada, obrigada e obrigada! Sua vida é nas alturas ao lado de Deus agora”, escreveu a cantora Viviane Batidão.

O velório acontece na Capela Recanto da Saudade, com uma missa de corpo presente neste sábado, 26, às 13h; e o cortejo saindo às 15h para o sepultamento no cemitério Recanto da Saudade, em Ananindeua.