Com o objetivo de conscientizar as crianças de Belém (PA) sobre a importância da preservação do meio ambiente, a peça infantil “O Sumiço da Yara” acontece gratuitamente entre os dias 28 e 31 de agosto nas escolas E.M. “Santo Afonso”, E.M. “Brigadeiro Fontenelle”, E.M. “Rosalina Alvares da Silva” e Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira. O espetáculo une personagens do folclore brasileiro e assuntos sobre como cuidar da natureza.
Na peça, os amigos Saci e Curupira são admiradores da sereia Yara, que encanta a floresta amazônica com sua bela voz. Certo dia, eles notam que Yara não está mais cantando e ficam preocupados. Enquanto a procuravam, recebem a visita do espírito da floresta, a índia Apoena, que na linguagem indígena significa “aquela que enxerga longe”. Apoena informa que a floresta corre muito perigo, pois um espírito destruidor está chegando para acabar com a natureza com fogo e poluição, e os animais, sem o verde da floresta e água, podem ser extintos.
A partir dessa informação, o Saci e o Curupira iniciam uma missão para resgatar a Yara e combater o espírito destruidor que pode ter causado o sumiço da sereia e ainda quer acabar com a floresta amazônica. A peça conta ainda com intérprete de libras e monitor que irá auxiliar o público e participantes que possuam alguma deficiência.
Segundo dados da MapBiomas, entre 2016 e 2021, a devastação de Terras Indígenas aumentou 41 vezes. Projetos como “O Sumiço da Yara” enfatizam a importância da discussão desse tema desde a infância.
O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas, que tem como principal origem a cultura indígena e possui alguns aspectos das culturas portuguesa e africana. A Yara, o Saci e o Curupira são alguns dos personagens mais conhecidos das lendas folclóricas.
No dia 22 de agosto foi celebrado o Dia do Folclore no Brasil. A data tem o intuito de alertar sobre a importância das manifestações folclóricas para a nossa cultura, já que o folclore é um dos elementos que ajudou a criar uma identidade do povo brasileiro.
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “O Sumiço da Yara” tem a produção da Walkmar Produções, apoio da Vida Flat e SSP Produções com patrocínio da Novartis e é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
“A responsabilidade social corporativa é um dos pilares da estratégia global e local da Novartis, acreditamos em parcerias sustentáveis e apoiamos iniciativas que vão de encontro com nossa missão de reimaginar a medicina e transformar a vida das pessoas”, comenta Renato Carvalho, CEO da Novartis Brasil.
SERVIÇO
“O Sumiço da Yara” em Belém (PA)
Datas, horários e locais:
28/08 – 10h30 e 13h00
Escola Municipal “Santo Afonso”
Av. Arthur Bernardes, 459 – Telégrafo – Belém, PA
29/08 – 10h30 e 13h00
Escola Municipal “Brigadeiro Fontenelle”
Rua São Domingos, 511 – Terra Firme – Belém, PA
30/08 – 10h30 e 13h00
Escola Municipal “Rosalina Alvares da Silva”
Av. Senador Lemos, 3430 – Sacramento – Belém, PA
31/08 – 10h30
Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira
Av. Nossa Senhora da Conceição, S/N – Belém, PA
Créditos
Com informações da Vira Comunicação
Foto: Divulgação