Wal Sarges
O palco do Teatro do Sesi recebe nesta sexta-feira, 25, às 18h, o Festival Nacional de Ballet Clássico (Fenabac), com a apresentação de 40 coreografias de duos, solos, pas-de-deux e conjuntos de repertório. Na programação, constam mostras de dança, homenagens e workshops para quem atua na dança. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
Esta é a nona edição do evento, que tem como objetivo promover e divulgar a produção do balé clássico. Para isso, oferece aos participantes o aprimoramento técnico e artístico, contribuindo na valorização profissional e estimulando o desenvolvimento socioeducativo, tendo em vista o intercâmbio.
Coordenado pelo coreógrafo e professor Maurício Quintairos e pelo produtor cultural Darley Quintas, o Fenabac é cadastrado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Funarte, e faz parte do calendário do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD e ADAP).
“A importância dele no calendário na região Norte, aqui no estado do Pará, exatamente se deu pelo fato do número de participantes dentro do evento na área do balé clássico, pelas premiações em nível nacional”, explica Maurício Quintairos.
O diretor artístico conta que participam do festival este ano 15 escolas de balé clássico. No palco, entre as coreografias destacam-se o Royal Ballet of Londres, Vaganova e de Ballet Cubano. “São as linhas ballet clássico romântico, ballet clássico de repertório e ballet neoclássico. Estamos ainda fazendo homenagens a Aliny Luz, uma bailarina premiada que recebeu títulos nacionais e internacionais, além de homenagearmos também os professores que se destacaram em suas atuações na dança”, destaca o coordenador.
Além de Aliny Luz, ainda serão homenageados os coreógrafos Ana Rosa Crispino, Mayrla Andrade, Jackeline Mendes, Lucinha Azeredo, Janaína Pontes, Jaime Amaral, Arthur Vaz, Ronilson Cruz, William Quadros e Lucas Fenix.
Este evento é uma preparação para o festival “Dança Pará”, que acontece em novembro e é o maior da região Norte, onde existe uma banca avaliadora nacional. Por isso a importância do Fenabac também no cenário nacional. “O Fenabac não é um festival competitivo, é uma mostra com o que está sendo desenvolvido no estado. Trabalha a formação de plateia para o balé clássico. Eu e o Darley, que é produtor, temos um trabalho voltado para várias modalidades dentro do festival, como o infantil, o feminino, e o masculino”, ressalta Quintairos.
O festival recebe profissionais de todo o Brasil e promove o aprimoramento técnico desses participantes. “O resultado final, que é no Dança Pará, é onde serão avaliados numa banca avaliadora para poder receber os títulos de primeiro, segundo e terceiro lugares da grande apresentação que será feita pelos competidores e ganhar bolsas nacionais e internacionais, além de premiações. Então é um orgulho muito grande para o Estado do Pará ter um festival como este, pela representatividade e qualificação dos nossos profissionais com o balé clássico”, ressalta.
ASSISTA
9º Fenabac – Festival Nacional de Ballet Clássico
Quando: Hoje, 25, às 18h.
Onde: Teatro do Sesi (Av. Almirante Barroso, 2540 – Marco)
Quanto: R$ 40 (inteira); R$ 20 (meia), à venda na bilheteria do teatro.