Um novo estudo produzido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) com base nos dados oficiais do Ministério do Trabalho/CAGED (admissão, demissão e saldo) mostra que, a geração de empregos formais no Setor comércio paraense acumula resultados positivos no 1º semestre deste ano.
A movimentação apresentou crescimento e foram realizadas neste período um total de 55.479 admissões, contra 51.995 desligamentos, gerando um saldo positivo de 3.484 postos de trabalhos. Já no mesmo período do ano passado, o Comércio paraense também teve saldo positivo de empregos formais, entretanto o resultado foi um pouco maior, foram feitas naquele período um total de 56.318 admissões, contra 51.746 desligamentos, gerando um saldo positivo de 4.572 novas vagas.
Neste ano, o principal destaque foi o subsetor Comércio por Atacado, que obteve o maior resultado com saldo positivo de 1.920 postos de trabalhos seguido do subsetor Comércio Varejista com saldo positivo de 854 postos, e do subsetor do Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas com saldo positivo de 710 novas vagas formais.
Em toda a região Norte ocorreram 155.954 admissões, contra 151.037 desligamentos, gerando um saldo positivo de 4.917 postos de trabalhos. Os estados que apresentaram crescimento na geração de empregos foram: Pará (3.484 postos de trabalhos), seguido do Estado do Tocantins (1.200 vagas) e Amapá, com saldo positivo de 604 postos de trabalhos.
“As projeções sobre a geração de empregos para o Setor Comércio no Pará até final deste ano são positivas, com destaque para as movimentações econômicas esperadas por eventos como o Círio de Nazaré, Dia das Crianças, Black Friday, 13º salário e as festas de final de ano. Ao mesmo passo que esperasse também na composição deste cenário, mais empregos, mais renda e preços menores”, finaliza o órgão, projetando um volume maior de contratações para o segundo semestre.