Saber Viver

Joanetes: causas, sintomas e tratamentos modernos para alívio e prevenção

Joanetes: causas, sintomas e tratamentos modernos para alívio e prevenção

O joanete, conhecido cientificamente como hálux valgo, é uma deformidade óssea que afeta a articulação do dedão do pé. Essa condição é comum, principalmente nas mulheres, e pode causar desconforto e dor, interferindo na qualidade de vida das pessoas.

O joanete é geralmente causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. No entanto, fatores como o uso de calçados inadequados, como sapatos apertados, bico fino ou de salto alto, também podem contribuir para o desenvolvimento do joanete. Esses fatores aumentam a pressão sobre a articulação do dedão do pé e podem levar à deformidade ao longo do tempo.

O ortopedista e traumatologista, Wagner Sampaio é especialista em cirurgia do pé e tornozelo e integra a equipe do Hospital Maradei descomplica o problema, explicando sobre suas causas, tratamento e as possibilidades cirúrgicas.

Causas
O joanete ocorre quando o primeiro metatarso do pé se desvia para dentro e o dedão se inclina em direção aos demais dedos. Este desalinhamento pode levar à formação de uma protuberância óssea dolorosa. Causas comuns incluem herança genética, uso de calçados inadequados e condições reumáticas.

Tratamento
Quanto ao tratamento, as abordagens variam de acordo com a gravidade e o desconforto causado pelo hálux valgo. Mudanças no estilo de vida, como uso de sapatos adequados e confortáveis, exercícios para fortalecer os pés e uso de palmilhas ou órteses podem ser eficazes para aliviar os sintomas na maioria dos casos.

No entanto, em situações onde a dor é persistente e limita as atividades diárias, a cirurgia pode ser considerada e envolve a remoção do excesso de osso e o realinhamento do metatarso.

Procedimentos menos invasivos
A cirurgia minimamente invasiva de joanete, também conhecida como cirurgia percutânea, é uma alternativa moderna e inovadora ao tratamento cirúrgico tradicional do hálux valgo. Mas como funciona? Vamos entender!

Diferente da cirurgia tradicional, a cirurgia minimamente invasiva não requer grandes incisões. Em vez disso, são feitos pequenos orifícios na pele, através dos quais o cirurgião realiza o procedimento utilizando instrumentos especiais e orientação por imagem.

As principais vantagens desse método incluem a possibilidade de andar imediatamente após a cirurgia, o que resulta em uma recuperação mais ágil e um retorno precoce às atividades do dia a dia. Além disso, geralmente causa menor agressão cirúrgica, o que resulta em menor dor pós-operatória e também reduz o risco de complicações como por exemplo infecções.

Apesar desses benefícios, nem todos os pacientes são candidatos a este tipo de cirurgia. A decisão depende de vários fatores, incluindo a gravidade do joanete e a saúde geral do paciente. Após o procedimento, é fundamental realizar fisioterapia para restabelecer o padrão de marcha e fortalecer os músculos do pé.

O joanete pode voltar depois da cirurgia?
Hoje, com uma compreensão mais aprofundada da deformidade e o surgimento de técnicas cirúrgicas mais avançadas, a taxa de recorrência é de aproximadamente 3 a 4%.

Projeto Usina da Paz
O Projeto “Usina da Paz” faz parte do progrma estadual TERPAZ (Territórios pela PAZ), criado pelo Governo do Pará e tem como objetivo implementar a segurança pública e cidadania, integrando ações e serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

No âmbito da ortopedia, o projeto conta com a parceria e assistência do Hospital Maradei, atendendo pacientes portadores de deformidades ortopédicas, como a joanete.

Através deste projeto, já conseguimos atender muitos pacientes com hálux valgo. Destes casos, pelo menos 90% se beneficiaram da cirurgia minimamente invasiva para corrigir essa condição.

O sucesso do projeto vai além dos números, ele se reflete na melhoria da qualidade de vida de cada paciente que ajudamos.

Os tratamentos e cirurgias que realizamos têm proporcionado alívio da dor e uma recuperação mais rápida para as atividades diárias. Isso mostra que é possível oferecer um tratamento de alta qualidade e inovador para a população, transformando vidas por meio da medicina.

Créditos
Com informações da assessoria de Imprensa NRT Comunicação
Foto Divulgação