Bola

Paysandu vence Pouso Alegre e se garante na segunda fase da Série C

Bicolores garantiram vitória importante e ocupam a 5ª posição na tabela. Foto: Wagner Almeida
Bicolores garantiram vitória importante e ocupam a 5ª posição na tabela. Foto: Wagner Almeida

Nildo Lima

Diante de um público surpreendente, formado apenas por mulheres e menores de até 16 anos, num jogo dramático, o Paysandu carimbou  sua classificação à 2ª fase da Série C do Brasileiro, neste domingo, ao bater o Pouso Alegre-MG, por 2 a 1, na Curuzu. Com a vitória, o Papão chegou a 29 pontos e subiu para a 5ª colocação na classificação. O time bicolor encerrará sua participação nesta etapa da competição, enfrentando o Confiança-SE, no próximo sábado, em Aracaju, podendo chegar a 32 pontos.

O Paysandu começou a partida tomando a iniciativa de ataque. O Papão não encontrava dificuldade para tramar suas investidas, mas não conseguia finalizar com eficiência. O time mineiro tinha dificuldade para se defender e não conseguia sair para o jogo. Com tal superioridade, não tardou para o time da casa abrir o placar. Aos 14 minutos, Nicolas Careca pegou rebote na pequena área e, de voleio, mandou para a rede. Festa na Curuzu, com gritos estridentes femininos, aliás, uma constância no jogo.

Após o gol, o Papão manteve o pé no “acelerador”, indo para cima do visitante, pressionando a defesa oponente. Mas, a partir da entrada de Ingro, no posto de Richard, lesionado, deu mais vivacidade ao visitante, que aos 31 minutos, por pouco não empata por intermédio de Claudinho. Matheus defendeu. O Papão a esta altura tinha uma presença de área inferior à vista no começo do jogo. O Pouso aproveitou para chegar ao empate, no final do 1º tempo, aos 49 minutos, por intermédio de Geovane Meurer.

O Pouso voltou aceso para o 2º tempo de jogo, chegando com perigo logo no reinício de partida. O Papão reagiu, mas Nicolas Careca, de cara para o gol, perdeu a chance de recolocar o time bicolor na frente no placar. O Paysandu seguia perdendo gol, com Vinícius Leite e, depois, com Jacy Maranhão. A equipe listrada já merecia, pela superioridade ofensiva, a vitória. O problema, porém, era a pontaria dos bicolores, que não conseguiam acertar o alvo.

O Pouso não estava morto e mostrou isso aos 18 minutos, quando Matheus Lucas obrigou seu xará, Matheus, a praticar grande defesa. O Papão aqui e ali era surpreendido pelos contragolpes do visitante. A Fiel começou a ficar apreensiva. Afinal de contas, o Pouso sabia explorar os contra-ataques. O susto só passou aos 39 minutos, quando Jacy Maranhão sofreu um pênalti duvidoso. Na cobrança, Robinho, aos 42 minutos, deu números finais ao jogo. Paysandu, classificado, 2 a 1.