Pará

Idosa paraense de Cachoeira do Arari completa 123 anos

Dona Teodora de Alcântara nasceu em 18 de agosto de 1900 na ilha do Marajó, sendo protagonista de inúmeras histórias de luta e carinho pela família. Mesmo com saúde frágil, ela vive suas raízes.
Dona Teodora de Alcântara nasceu em 18 de agosto de 1900 na ilha do Marajó, sendo protagonista de inúmeras histórias de luta e carinho pela família. Mesmo com saúde frágil, ela vive suas raízes.

JR Avelar

Em que pesa a saúde fragilizada nos últimos dias. Teodora Maria de Alcântara nascida no dia 18 de agosto de 1900 na localidade Japum, município de Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó, completou nesta sexta-feira (18) seus 123 anos de existência.

Protagonista de histórias que ficaram eternizadas nas redes sociais, dona Teodora, não desiste da companhia dos filhos, netos, bisnetos e tetranetos.

Os idosos correspondem a quase 15% da população brasileira segundo estatísticas, mas dona Teodora é um capitulo a parte nesta história entrando no rol de quem já viveu mais de doze décadas.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2019 apontava que a expectativa de vida no Brasil era de 76,6 anos, no entanto a marajoara Teodora desafia os dados.

Ela vem a Belém esporadicamente para consultas periódicas e, como ela mesmo define, “sente uma cuíra” para voltar ao Marajó onde vive levando uma vida pacata, longe das aglomerações, acordando com ar puro da mata que cerca sua residência, em um ramal as margens da rodovia PA-154. Mesmo com a idade avançada, dona Teodora não usa óculos e a memória ainda faz lembrar de sua infância ao lado do pai no cultivo da roça e dos filhos por quem tem um apreço especial.

LUTA

Teodora Maria Alcântara foi descoberta em uma reportagem no ano de 2015 pelo DIÁRIO DO PARÁ com o título “Senhora do Tempo” depois que ela juntamente com a comunidade protagonizou um protesto pela energização do ramal onde morava que tinha ficado de fora do programa Luz para Todos.

A luta da matriarca centenária surtiu efeito e a empresa concessionária da energia atendeu o pedido. Seis meses depois, foi acionado l sistema que levou energia para a casa da sua família.

No ano de 2022 o INSS cortou a aposentadoria da idosa. O grupo RBA de Comunicação divulgou o fato, local e nacionalmente, sensibilizando o presidente do INSS à época, que restabeleceu imediato a aposentadoria recebida pela idosa.

Nesta semana, ela está morando no distrito do Icoaraci com uma filha e seu aniversário que no ano passado reuniu quatro gerações, este ano foi restrito dado a fragilidade de sua saúde.