Zeca Baleiro retorna a Belém neste domingo, 20, às 21h, para apresentar seu novo show, “Zeca Baleiro em Concerto”, em única noite, no palco do Theatro da Paz. Com cerca de uma hora e 40 minutos de duração, o espetáculo traz músicas de várias fases da carreira do cantor e compositor maranhense, com arranjos mais intimistas. O show terá participação especial do paraense Allex Ribeiro, um dos vencedores do Prêmio Profissionais da Música este ano, de quem Baleiro está produzindo o novo disco.
A abertura do show será feita por Zeca Baleiro. Depois, será a vez de Allex Ribeiro no palco, cantando suas canções. Na sequência, os dois dividirão o palco e eles irão tocar uma música que fizeram juntos, “Vive”.
O artista tem grande público em Belém e esteve na cidade no ano passado. Mas, dono de uma produção intensa, ele diz que o show se renova a cada apresentação. “É sempre um show diferente. O contexto agora é outro e terei como convidado o paraense Allex Ribeiro. Este é um show de violões, eu e Tuco Marcondes apenas. Faremos um passeio pela minha discografia, além de tocar os sucessos, claro. A expectativa é de fazer um show bastante caloroso”, diz Zeca Baleiro.
O cantor deve mostrar algumas das canções de seu novo álbum, “Mambo Só”, lançado recentemente, com 10 canções e algumas vinhetas. “Era para ser um EP com seis músicas, no máximo, mas fui experimentando coisas com vários produtores parceiros e, quando vi, tinha material para um álbum. Mas é um disco curto, de pouco mais de meia hora. Não foi intencional, mas as ‘narrativas musicais’ ficaram curtas, bem ao gosto do nosso tempo”, diz o artista.
Claro que, avisa Baleiro, músicas que fazem parte da memória emocional dos fãs vão estar presentes. “O show é um momento de entrega, de explosão, gosto muito de estar no palco. E tenho um repertório razoável já, que me permite variar set lists a cada show. Me orgulho de nunca repetir o mesmo show. Naturalmente não posso deixar de fora algumas canções como ‘Quase Nada’, ‘Babylon’, ‘Telegrama’…”, detalha.
Baleiro tem parcerias com paraenses como Allex Ribeiro e Nilson Chaves
Poeta e compositor consagrado em todo o Brasil, Zeca Baleiro tem diversas parcerias no Pará, dentre elas, Nilson Chaves e Simone Almeida. A mais recente delas é a formada desde 2020 com Allex Ribeiro, que diz que é a realização de um sonho dividir o palco do Theatro da Paz com o artista maranhense.
“O Zeca é muito importante para mim, como artista, pessoa. Hoje, por ser meu amigo, mais ainda. Enquanto artista, ele é um modelo estético que eu sempre admirei muito e eu com certeza bebi de muitas fontes que ele bebeu também na vida, no que diz respeito à música. Para mim, que sou um artista de Capanema e com vida artística em Bragança, é muito bonito ver tudo isso acontecendo nos meus 39 anos de idade”, diz Allex Ribeiro.
Depois de gravar a canção “Coração de Mosquito”, de autoria de Allex, Zeca Baleiro está produzindo o novo disco do paraense homônimo à faixa musical. Previsto para ser lançado em novembro deste ano em todas as plataformas de streaming, o disco possui 11 faixas e conta com diversas participações especiais, como Otto, Marcelo Jeneci, o próprio Zeca Baleiro, entre outros.
Além da produção do disco “Coração de Mosquito”, Zeca, por sua vez, tem muitas novidades para explorar em seu trabalho nos próximos meses.
“Muita coisa… Ano passado fiz 25 anos de carreira e tentei ‘celebrar’, mas a pandemia fez todos os prazos dançarem. Então, neste ano celebrarei os 26 anos de carreira com a turnê e vários lançamentos. Dia 28 de julho, lancei o álbum de inéditas ‘Mambo Só’. E ainda tem novidades para esse ano. No segundo semestre lanço um CD de sambas autorais e outro em parceria com Chico César. No prelo também estão um talk show/podcast e um livro de pequenas memórias”, antecipa.