Entretenimento

Adriano Abbade lança livro “Transversais”, vencedor do Prêmio Bruno de Menezes

Em noite de microfone aberto, Adriano Abbade quer transformar noite de lançamento em celebração da poesia. FOTO: divulgação
Em noite de microfone aberto, Adriano Abbade quer transformar noite de lançamento em celebração da poesia. FOTO: divulgação

Aline Rodrigues

O poeta, escritor e jornalista Adriano Abbade lança hoje, 16, às 20h, no Núcleo de Conexões Ná Figueredo, em Belém, o livro “Transversais”. A publicação marca a estreia do poeta e foi premiada na categoria Poesia na I Bienal de Artes de Belém (Prêmio Bruno de Menezes).

“O lançamento é o momento onde o livro ganha possibilidade de encontrar seus leitores, ganha vida de fato, pois acredito que o livro, para existir efetivamente, deve estar em contato com o leitor. Estou muito satisfeito em apresentar ‘Transversais’ ao público. Espero que seja uma noite de encontros, reencontros, de celebração e partilha da poesia. E que o público que se interessa por literatura e poesia participe”, diz o autor.

Com 42 poemas, o livro está dividido em quatro partes: “Em Papéis Carbono”, onde o autor apresenta 14 poemas de diferentes estilos; “Chamadas Urgentes”, parte onde os poemas são mais realistas, alguns voltados ao Brasil; na terceira parte, intitulada “Metas: Linguagens”, o autor lança mão de poemas com um caráter metalinguístico, na medida em que propõem um diálogo com obras e autores de diferentes linguagens, passando pela poesia, música, fotografia, pintura e cinema.

Finaliza com “Em Convulsão”, onde estão poemas mais abstratos, onde Adriano buscou explorar a linguagem para além de sua função puramente referencial, de modo a realçar o ritmo, o som e as imagens do poema.

“Digamos que cada seção [do livro] reúne os poemas que se aproximam ou na temática, ou na forma. Na primeira seção tem dois poemas escritos em francês, na segunda eu diria que são os poemas mais voltados aos problemas enfrentados em nossa sociedade”, diz Adriano.

O livro, até o momento, teve circulação muito restrita, pois ainda não foi comercializado. A premiação, na categoria Poesia, possibilitou a impressão de mil exemplares, sendo 200 distribuídos pela própria Prefeitura de Belém nas bibliotecas públicas municipais e comunitárias. Os demais exemplares chegam, agora, às mãos dos demais leitores no lançamento organizado pelo autor.

“A ideia é fazer um lançamento interativo com o público, o microfone estará aberto para leituras, etc. O lançamento vai contar com as participações do poeta e artista visual Ney Ferraz Paiva, que fará uma breve apresentação do livro, e também do ator Bernard Freire, que apresentará uma performance de leitura musicada de alguns poemas presentes no livro”, adianta o autor.

Natural de Marabá e radicado na capital paraense, Adriano tem poemas publicados nas revistas literárias “O Bule”, “Caliban” e “Mallarmargens: Revista de Poesia e Arte Contemporânea”, além de ter participado da antologia “Parem as Máquinas” (Selo Off Flip 2020).

Ele conta que “Transversais”, sua primeira publicação, passou por diferentes fases, teve títulos diferentes até chegar na formatação atual. Além disso, a estreia conta com capa desenvolvida pela jornalista Cintia Magno, repórter do DIÁRIO. “Depois do lançamento de ‘Transversais’ pretendo circular com o livro em outros espaços, com o objetivo de alcançar um público maior”, projeta o autor.

PARTICIPE

Lançamento do livro de poesias “Transversais”

Quando: Hoje, 16, às 20h

Onde: Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencout, 449, Nazaré)

Quanto: Entrada franca (com o livro à venda por R$ 40)