O Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea) em funcionamento no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, conquistou reconhecimento nacional na 10ª edição do Prêmio “Excelência da Saúde” de 2023, na categoria Enfermagem com a apresentação do case “A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em um Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista: relato de experiência da enfermagem na gestão do cuidado”.
“Ficamos muito satisfeitos com essa premiação e com o trabalho executado pela equipe do Natea no atendimento aos usuários. Esse reconhecimento é motivo de orgulho e é um incentivo para manter nosso trabalho sempre de excelência”, declarou o secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho.
Para a coordenadora de Políticas para o Autismo da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o destaque reflete a qualidade do trabalho de assistência oferecido na rede pública estadual. “Para nós é motivo de orgulho muito grande ver o Natea sendo mais uma vez reconhecido e premiado como uma experiência de atendimento humanizado e baseado na ciência para o atendimento da pessoa com autismo no SUS”, disse Nayara Barbalho.
A cerimônia de premiação do “Excelência da Saúde” será realizada no dia 21 de outubro durante o Healthcare Conference, maior evento de gestão na Saúde do Brasil, promovido através do Grupo Mídia.
Segundo a enfermeira assistencial e uma das elaboradoras do projeto premiado, Ana Cristina Costa Góes, a sistematização da assistência de enfermagem é inovadora e fundamental para o cuidado centrado na pessoa oferecido aos usuários atendidos pelo Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea).
“É um processo em que o enfermeiro organiza planos terapêuticos estabelecidos por intermédio de uma avaliação global com coletas de dados, histórico e saúde física do reabilitando, desde a primeira consulta”, detalhou.
ATENDIMENTO
De acordo com a enfermeira do Natea, Raymara Oliveira, a implantação do Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) contribuiu diretamente para a melhoria dos processos e do atendimento realizado no Natea, inteiramente focado no cuidado centrado na pessoa.
“A partir do momento que inserimos no sistema o histórico dos reabilitandos, realizamos, paralelamente, o diagnóstico que direciona o cuidado integral abrangendo a alimentação, higiene, vacinação, passando pelo pós-diagnóstico, ou seja, em todo o processo holístico do usuário”, afirmou.
De uma forma mais abrangente, a profissional explica que essa sistematização permite identificar outras necessidades da saúde, com o encaminhamento do reabilitando ao pediatra, urologista e pneumologista, por exemplo. “Por intermédio da enfermagem, constatamos necessidades que a criança precisa durante o plano terapêutico”, conclui Raymara Oliveira.
Uma das crianças acolhidas pela enfermagem do Natea é Ana Bel dos Santos, de sete anos. Para a mãe, Cleide dos Santos, a SAE garante o complemento dos serviços recebidos pela sua filha.
“Minha filha tem assistência garantida caso ocorra algo com ela durante as terapias, por exemplo. Com a sistematização das informações sobre o paciente, sei todo o percurso do seu atendimento até o fim do seu plano terapêutico; o que vai precisar e as especialidades que podem complementar na evolução do quadro clínico até ter a alta”.
A diretora executiva do Centro de Reabilitação, Rejane Xavier, não esconde a satisfação pela conquista de mais uma projeção nacional pela excelência de gestão da instituição.
“Estamos muito felizes com o reconhecimento da categoria de Enfermagem, profissionais ímpares no cuidado centrado aos nossos usuários. O prêmio, além de estimular o desenvolvimento assistencial, enfatiza a melhoria da qualidade contínua da gestão dos nossos atendimentos, através do papel do enfermeiro inserido no processo de reabilitação. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou a gestora ao complementar a importância da conquista diretamente para o Governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, que investe nas ações que melhoram cada vez mais a assistência aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS).
“Excelência da Saúde”
É um evento realizado desde 2013 e tem o objetivo de homenagear instituições que mais se destacaram nos últimos 12 meses. O Healthcare Conference será promovido de 19 a 22 de outubro, no Serhs Hotel & Resort, em Natal (RN).