Grande Belém

Parque do Utinga é opção de lazer no feriadão da Adesão à Independência

Com atrações para todos os perfis de visitantes, eles proporcionam aproximação com recursos naturais paraenses, e também lazer e diversão
O feriado de Sexta-feira Santa vai alterar o funcionamento de diversos órgãos públicos e locais privados, como shoppings e supermercados.. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Pryscila Soares

Um fragmento de floresta nativa onde é possível contemplar a exuberância da biodiversidade amazônica e praticar atividades físicas ao ar livre. Assim é o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, que está na lista das opções de lazer dos belenenses. Quem passou pelo espaço na manhã desta segunda-feira (14) pôde aproveitar todos os atrativos tranquilamente.

Localizado no bairro do Curió-Utinga, em Belém, o local estará excepcionalmente aberto para visitação nesta terça-feira (15), quando se celebra o feriado da Adesão do Pará à Independência.

Frequentadores assíduos do Parque, a professora Ana Souto, 57, acompanhada do esposo, o delegado de Polícia Civil, Rômulo Souto, 57, curtiram o dia de folga com um passeio de bicicleta. “Hoje está bem tranquilo para pedalar. A gente vem mais aos finais de semana, quando é bem movimentado. Somos privilegiados por ter esse espaço próximo de casa. A gente respira um ar puro e a atividade física é benéfica para nós, principalmente quem está com quase 60 anos”, disse.

A entrada no Parque é gratuita. E o local possui estacionamento com cobrança de taxa para a entrada de veículos. Outra família que costuma visitar o espaço sempre que pode é da gerente administrativa Meure Souza, 39. Ontem ela estava acompanhada dos filhos, da irmã e do cunhado.

“Já frequentava o Utinga bem antes de inaugurar, porque trabalhei na Semas. Sempre que podia trazia o meu filho, que era pequenininho. Antes não tinha toda essa estrutura que tem hoje. É ótimo, maravilhoso, porque temos dentro da cidade um local para respirar um ar fresco e tentar relaxar um pouco. É um momento de lazer junto à família para fazer uma coisa diferente da rotina”, declara.

Nas folgas do trabalho, às segundas-feiras, a farmacêutica Priscila Lima, 30, gosta de ir ao Parque para pedalar. “A gente tem vindo principalmente nas minhas folgas e aproveitamos para fazer uma atividade, pegar um solzinho. Acho muito importante, porque é uma fuga da nossa correria do dia a dia. Para quem trabalha de domingo a domingo, poder vir aqui curtir, nem que seja uma horinha, já alivia todo o estresse da semana”, afirma.