Seu bolso

Veja como funciona o mutirão Renegocia e saia do vermelho!

A diretora do Procon-PA, Gareza Moraes, explica que até o momento 400 reclamações já foram abertas Foto: Irene Almeida
A diretora do Procon-PA, Gareza Moraes, explica que até o momento 400 reclamações já foram abertas Foto: Irene Almeida

Trayce Melo

Em 11 dias do mutirão Renegocia! já foram atendidas em média 400 pessoas. A ação é coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O mutirão no Pará começou em 1 de agosto e tem como objetivo auxiliar cidadãos em dificuldades financeiras antes que as dívidas superem suas capacidades de pagamento.

Os paraenses com contas atrasadas de consumo de qualquer valor e independentemente da renda têm até 31 de agosto para recorrer a um dos polos do Procon-PA a fim de negociar suas dívidas. A expectativa do Procon é atender cerca de mil pessoas até o encerramento da ação.

Poderão ser negociadas quaisquer dívidas de consumo, como energia elétrica, de água, cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, com exceção de contratos de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários e de crédito rural, e pensões alimentícias.

A diretora do Procon-PA, Gareza Moraes, explica que até o momento 400 reclamações já foram abertas. “De algumas já tivemos o retorno e a satisfação do consumidor de ver dívidas até de cinco mil sendo resolvidas por mil reais ou de vinte mil sendo resolvidos por mil reais”, pontua.

“Da abertura da reclamação a gente tem um prazo de dez dias pro consumidor retornar pra gente oferecer a proposta, se ele aceita ou não, do fornecedor, mas esses são aqueles que a gente já tem os fornecedores cadastrados dentro do nosso sistema para o consumidor No momento que é aberta a reclamação, a informação do consumidor com o pedido de renegociação é enviado para este fornecedor através do sistema e no prazo de dez dias essa empresa dá o retorno”.

Para participar do mutirão é necessário que os consumidores apresentem sua documentação pessoal, RG, CPF, comprovante de residência e o contrato ou documento que comprove essa dívida no nome do consumidor. A pensionista Joana Vinagre, 73, conta que conseguiu suspender uma cobrança indevida. “Agora eu volto mais tranquila para casa”, diz.

Mutirão Renegocia!

  • Data: 1º a 31 de agosto (com exceção dos dias 16 a 18 de agosto, em função de um curso de capacitação do qual os servidores do Procon participarão)
  • Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
  • Local: O Procon-PA funciona, atualmente, em quatro unidades: na sede, localizada na travessa Municipalidade, nº 1636, esquina com a Soares Carneiro, bairro do Umarizal; na Estação Cidadania, no shopping localizado na travessa Padre Eutíquio; e nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará e Cabanagem.