Bola

Belém vai sediar torneio nacional de vôlei sentado masculino

Tylon Maués

Belém será a sede do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado Masculino Série Prata A, que começa no próximo domingo, dia 13, e terá duração de uma semana, indo até o outro domingo, 19, no ginásio da Universidade Federal do Pará. A competição, que contará com a participação de nove equipes de vários estados do Norte e Nordeste, é organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes. O vôlei sentado brasileiro conta também com o patrocínio oficial das Loterias Caixa e da Audi Brasil.

O campeonato terá dois grupos, cada um com quatro equipes. Ele terá seis rodadas e um total de 24 partidas. Somando o número de jogadores, serão mais de 100 atletas em quadra. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da CBVD TV. A chave A terá: Tuna Luso, ADFPA-PA, Adesul-CE, ADM-SE e Anthares-AL. A chave B conta com: Aadfepa-PA, Asdepa-PA, Aaaeped-AP e Adefsmic-AL.

O vôlei sentado estreou na Paralimpíada de Arnhem, na Holanda, em 1980. Há semelhanças entre os dois tipos de vôlei, com ambos em uma disputa de melhor de cinco sets, vencendo quem ganhar três deles. No vôlei sentado os saques podem ser bloqueados e atacados na rede, ao contrário do “convencional”. Os atletas devem sempre permanecer sentados nas jogadas.

O número de jogadores também é o mesmo, seis de cada lado. A diferença é que eles são divididos por duas classes, conforme o grau de deficiência: VS1 (jogadores amputados ou com maior limitação na locomoção) e VS2 (atletas de menor comprometimento físico-motor). Cada time só pode ter dois VS2, sendo que eles não podem estar ao mesmo tempo na quadra.