Pará

Católicos de Vigia celebram a padroeira Nossa Senhora das Neves

Os católicos de Vigia celebraram no último dia 5 de agosto a festa da sua padroeira, Nossa Senhora das Neves. @andrew.oliveiraa1 / Pascom Vigia
Os católicos de Vigia celebraram no último dia 5 de agosto a festa da sua padroeira, Nossa Senhora das Neves. @andrew.oliveiraa1 / Pascom Vigia
Os católicos de Vigia celebraram no último dia 5 de agosto a festa da sua padroeira, Nossa Senhora das Neves. O dia começou diferente na cidade, com a tradicional apresentação das Bandas de música, tocando canções em homenagem à Santa padroeira, já anunciando o dia dedicado à ela. A partir das 17h, a multidão foi às ruas do município para a procissão em homenagem à Nossa Senhora das Neves. Logo após houve uma vasta programação cultural.
Vigia é uma das cidades do Pará em que a religiosidade é muito forte. Não há toa, o município realiza a cada segundo domingo de setembro seu tradicional Círio, que é o mais antigo de todo o Estado, atraindo milhares de visitantes a cada ano. Neste ano, o Círio acontece pela 326ª vez.
Sobre a padroeira, narra a tradição que no ano de 358 d.C., sob o Pontificado do Papa Libério, vivia em Roma um casal de certa idade, porém de muitas posses e sem herdeiros, viviam em oração, pedindo a Nossa Senhora uma orientação quanto ao destino de seus bens. Resolveram consagrar sua imensa fortuna à glória de Deus e em honra à Santíssima Virgem Maria.
Na noite do dia 04 de agosto estavam pensando seriamente no assunto, quando a Rainha do Céu apareceu-lhe em sonhos e disse-lhe: “Edificar-me-eis uma basílica no Monte Esquilino, na colina de Roma que amanhã aparecerá coberta de neve”.
Nos dias 04 e 05 de agosto, pleno verão europeu, época de maior calor na Itália. Mas no dia seguinte, o milagre aconteceu, o monte Esquilino estava coberto de neve.
A população da cidade viu aquilo e subiu ao lugar do prodígio e até mesmo o Papa Libério que recebeu a mesma revelação também em sonho, acompanhado de todo o clero, subiram para o monte. Logo depois, iniciam a construção do templo, a basílica foi denominada de Nossa Senhora das Neves, devido ao fenômeno climático que aconteceu naquele lugar.
São Pio V a declarou como festa universal no século XVII e para comemorar o famoso milagre, neste dia, os fiéis lançam pétalas de rosas do alto da cúpula durante a celebração da missa. Este templo, no entanto, é conhecido mundialmente pelo nome de Santa Maria Maior (Basilica di Santa Maria Maggiore) por ser a mais importante entre todas as Igrejas de Roma dedicadas à Virgem Santíssima.
No Brasil, Nossa Senhora das Neves é padroeira do Estado da Paraíba e dos municípios paraibanos de João Pessoa, Ribeirão das Neves e Iguape, e de Vigia de Nazaré, no estado do Pará.
Fontes: vaticannews.va / paieterno.com.br