Mundo

Nicolás Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia

Nicolás Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia Nicolás Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia Nicolás Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia Nicolás Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia
Maduro disse ter instado o órgão regulador de telecomunicações do país a pressionar o TikTok para que em até três dias a plataforma removesse os conteúdos
Maduro disse ter instado o órgão regulador de telecomunicações do país a pressionar o TikTok para que em até três dias a plataforma removesse os conteúdos Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma das presenças mais aguardadas da Cúpula da Amazônia, em Belém, o controverso presidente venezuelano Nicolás Maduro cancelou sua participação no evento, que reúne os principais líderes dos países da Amazônia. Segundo o site G1, o presidente da Venezuela cancelou sua vinda à capital paraense na noite desta segunda-feira, 7.

Segundo a diplomacia venezuela, Maduro teve uma infecção nos ouvidos que o impediria de participar dos debates da Cúpula. Foi enviado o vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, que já se encontra em Belém.

A vice-presidente Delcy Rodriguez representou a Venezuela na Cúpula. Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

A CÚPULA
Um dos objetivos da Cúpula da Amazônia, que terminará na quarta-feira (9), é fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organização internacional sediada em Brasília.

A cúpula tem início após a realização dos Diálogos Amazônicos, evento que reuniu representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos com o objetivo de formular sugestões para a reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região. O resultado desses debates será apresentado na forma de propostas aos chefes de Estado durante a cúpula.

A ideia é que os países acolham algumas das propostas recebidas no encontro. Mas cada um tem autonomia para acolher as sugestões que entender melhor para si. No caso do Brasil, o governo já anunciou que criará condições para a sociedade civil acompanhar o andamento das políticas públicas que forem adotadas.