Da Redação
Após nove anos, Belém voltará a sediar um evento profissional do circuito ITF World Tennis Tour. De 14 a 20 de agosto, as quadras rápidas da Assembleia Paraense (AP) serão palco do Ano IV – Brasil Tennis Classic, competição da série M15 e que distribui US$15 mil (R$ 71 mil na cotação atual) em prêmios, além de pontos para o ranking mundial.
O presidente da AP, Oscar Pessoa, se considera recompensado por a metrópole voltar ao calendário internacional do tênis em 2023. “É fundamental iniciativas como essa para nossas crianças, pois elas estarão próximas de jogadores que têm chance de se tornarem os próximos Djokovic, Nadal, Federer. Então, tenho certeza que será uma semana muito especial para os amantes do tênis de Belém”, declarou.
Roberto Kataoka Filho, presidente da Federação Paraense de Tênis, comemora a realização de um M15 na capital exatamente por a região estar vivendo um ‘boom’ na modalidade. “Ao meu ver, um evento como esse incentiva o tênis em todos os sentidos, seja no nível juvenil, social ou profissional. Tenho certeza que faremos um grande evento”.
LISTA DE JOGADORES
Liderando a relação de jogadores, o argentino Matías Franco Descotte, 413º do ranking da ATP, tenta seu primeiro título na temporada. Em março, o tenista de 1,91m foi vice-campeão no ITF M15 norte-americano de Naples, em quadras de saibro. Desta vez, ele terá o piso rápido de Belém a seu favor.
Na sequência, aparece o norte-americano Kyle Seelig, 445º do ranking, que debutará em eventos profissionais no Brasil.
Por enquanto, a legião brasileira em Belém conta com cinco representantes na chave principal. O grande destaque é o pernambucano José Pereira, 537º do mundo, e dono de 12 títulos do circuito ITF World Tennis Tour em simples. O pernambucano de 32 anos vem se aventurando em Challengers pela Europa e América do Sul e, por isso, desembarca na capital paraense como um dos principais postulantes ao troféu do Brasil Tennis Classic.
“Será muito especial poder ter a chance de atuar perto da torcida. Estou muito confiante para ir bem em Belém”, declarou Pereira.
O paulista Pedro Sakamoto, atual 616º do mundo, 30 anos, por enquanto, é o quinto melhor pré-classificado em Belém. Cenário parecido para o gaúcho Óscar Gutierrez, 662º do mundo, que disputará somente seu primeiro evento no Brasil na temporada.
Finalmente, a nova geração brasileira também marca presença no Brasil Tennis Classic com o mineiro Pedro Rodrigues e o paranaense Gustavo Ribeiro de Almeida, ambos de 17 anos.