Pará

Cúpula da Amazônia: Estado faculta expediente e libera trabalho remoto; saiba mais

Estado recebe, na capital paraense, evento internacional sobre meio ambiente. Foto: Bruno Cecim/Agência Pará
Estado recebe, na capital paraense, evento internacional sobre meio ambiente. Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), assinou um decreto que altera o expediente nos órgãos públicos na próxima semana, em Belém, em razão da realização da Cúpula da Amazônia. O documento foi publicado na edição desta quinta-feira, 3, do Diário Oficial do Estado, e vale apenas para os órgãos e servidores lotados na capital paraense.

Dispõe sobre o expediente dos órgãos e entidades da administração pública estadual, direta e indireta localizados no município de Belém, nos dias 8 e 9 de agosto.

O decreto informa que os servidores públicos da administração pública estadual, direta
e indireta, lotados na cidade de Belém, desempenharão suas atribuições mediante teletrabalho, nos dias 8 e 9 de agosto, e fica facultado o ponto dos servidores públicos estaduais, nestes dois dias, para os servidores que desempenhem atribuições incompatíveis com o regime de trabalho remoto e não estejam incluídos na escala de serviço.

Os servidores que tiverem o ponto facultado deverão efetuar compensação de jornada, à razão de 1 (uma) hora por dia, a partir do dia 10 de agosto de 2023.

Os órgãos e entidades que atuam nas áreas de arrecadação, saúde pública, defesa social, parques, museus, teatros e espaços de visitação turística, incluindo os equipamentos públicos administrados por organizações sociais, estabelecerão escalas de serviço a fim de que o atendimento à população não sofra solução de continuidade.

A Cúpula da Amazônia reunirá os líderes de oito países da América do Sul e território que fazem parte deste bioma para debater a cooperação entre os países amazônicos e países parceiros no desenvolvimento sustentável da região.

A Cúpula da Amazônia é uma iniciativa do governo federal, e terá a presença dos chefes de Estado dos oitos países integrantes da OTCA: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela