Nildo Lima
O empate, por 1 a 1, diante do América-RN, no último domingo, deixou ao Paysandu ao menos uma lição: a de que quem está na zona de rebaixamento da Série C do Brasileiro não está morto. As equipes que estão no Z4 do campeonato podem até, diga-se, estar respirando por aparelho, mas representam um perigo a quem briga pela classificação. E o próximo adversário bicolor é um time que está em situação ainda pior que a equipe alvirrubra. O Altos-PI ocupa a lanterna da competição, na 20ª colocação, com apenas 12 pontos, praticamente “degolado” da Terceirona, com 98,9% de possibilidade de queda à Série D em 2024.
Embora o empate, na Arena das Dunas, em Natal, não tenha sido um resultado ruim, levando-se em conta o fato de se tratar de jogo fora de casa, a vitória teria deixado o Papão em situação mais confortável. Tivesse somado três e não apenas um ponto, o time bicolor estaria hoje na 6ª posição, com 24 pontos. Agora, a ordem entre os bicolores é não deixar escapar a chance de arrancar uma vitória frente ao Altos, domingo, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, no próximo domingo.
Tudo conspira a favor do Paysandu no jogo da capital piauiense. O Papão terá pela frente um time em desespero, que precisa vencer para tentar evitar o rebaixamento. Mas as chances de o adversário bicolor afastar o fantasma da queda são praticamente inexistentes. Para completar, o time nordestino é o 2º clube com pior aproveitamento como mandante, tendo 33,3% de rendimento nesta condição. O Pouso Alegre-MG lidera a lista neste quesito, com apenas 19,0%.
Apesar de todos os fatores soprarem favorável ao Papão, a equipe do técnico Hélio dos Anjos, agora até mais do que aconteceu no jogo passado, deve ir “vacinada” para Teresina, seguindo a recomendação do zagueiro Wellington Carvalho de que o time bicolor deve deixar de lado a tabela de classificação do campeonato e ter cada jogo como uma decisão. “A gente tem de encarar da mesma forma quem está lá em cima e quem está lá embaixo da tabela”, ensinou o defensor.
Ainda faltam quatro rodadas para o final da 1ª fase da Série C, com o Paysandu tendo de enfrentar, além do Altos, o Náutico-PE, o Pouso Alegre, ambos os jogos em Belém, e o Confiança-SE, na casa do adversário. São 12 pontos preciosos para a classificação bicolor à sequência do campeonato, no qual, ainda segundo o Chance de Gol, o Papão reúne, no momento, 49,2% de possibilidade de classificação. Para garantir com folga a classificação, de acordo com o site, é necessário, no mínimo, 30 pontos.