Luiza Mello
A coluna do Estadão publicada na edição de ontem (31), no jornal no Estado de S. Paulo, destaca que o governador do Pará, Helder Barbalho, tem crescido nas bolsas de apostas para ser o candidato a vice do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2026.
De acordo com o texto, entre os fatores que têm “catapultado” Helder à posição de eventual parceiro da chapa que deve ter o presidente Lula concorrendo à reeleição, estão a escolha de Belém como sede da reunião das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-30 e também a possibilidade de o atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), disputar o governo de São Paulo.
Coordenada pela jornalista Roseann Kennedy, a Coluna do Estadão é uma das mais tradicionais da imprensa brasileira, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, e uma das dez empresas mais antigas do Brasil, que completou 148 anos de fundação.
A coluna lembra que a Conferência das Partes (COP) – encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima -, que vai ser realizada em novembro de 2025, menos de um ano antes das eleições presidenciais e que o evento tem potencial para lançar internacionalmente o Brasil, a Amazônia e o próprio governador Helder.
O texto lembra ainda que o MDB, partido do governador paraense, é um dos maiores do país que tem maior capilaridade, ou seja, com uma das maiores representações políticas do país. O paraense é um dos governadores mais próximos do presidente Lula e tem focado a agenda estadual em consonância com os programas sociais relançados pelo presidente em seu terceiro mandato.
AGENDA AMBIENTAL
Helder Barbalho é um dos responsáveis por colocar o Brasil de volta à pauta ambiental mundial. No ano passado, o recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu convite do governador do Pará, para integrar a comitiva de autoridades brasileiras que participaram da Conferência das Partes sobre o Clima (COP-27), em Sharm El Sheik, no Egito, nos dias 16 e 17 de novembro de 2022.
Desde então, os compromissos do Brasil passaram a ser consolidados e o Pará assumiu o papel de protagonista nos eventos sobre o Clima. Belém vai ser a sede da COP-30, em novembro de 2025. As reuniões preparatórias também acontecem na capital paraense: somente em agosto serão três importantes eventos ligados às discussões climáticas para o futuro do planeta.
Tão logo foi confirmada como sede do evento da ONU em 2025, Belém recebeu a visita do presidente Lula que fez o anúncio oficial da realização da COP 30, considerada a maior e mais importante cúpula mundial relacionada ao clima do planeta. A 30ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas será realizada em novembro de 2025 e marca a primeira COP organizada na região amazônica.