O Sistema de Segurança Pública do Pará atuou com ostensividade neste último final de semana de julho (29 e 30), na Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense. Mais de 100 veículos com sons automotivos foram abordados. Um veículo foi apreendido e uma pessoa na Operação “Patrulhão do Silêncio”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os demais órgãos da área, dentro da Operação Verão 2023.
O comboio da segurança pública começou as atividades pouco antes das 6h, realizando a “varredura” nos carros estacionados na Praia do Atalaia. O trabalho foi iniciado no atalho da Ponta da Sofia e finalizado na rampa de acesso à praia. O objetivo foi retirar os veículos com sons automotivos, que ainda ocupavam a faixa de areia até o início da manhã. Neste domingo (30), mais de 50 carros foram abordados.
“Nosso comboio da segurança pública se desloca pontualmente as 6h, composto por todas as viaturas do Sistema de Segurança, com a finalidade de retirar esses veículos, cumprindo a determinação do Sistema, para que possamos manter a ordem e a preservação da praia. Onde tem som automotivo funcionando após esse horário, nós fazemos a abordagem. Aqueles que desacatarem a ordem, que estiverem sem a documentação necessária do veículo ou apresentarem estrutura de som totalmente fora dos padrões estabelecidos, fazemos a apreensão do veículo e aplicamos medidas cabíveis aos proprietários”, explicou o coordenador de Operações da Segup, coronel Marcos Aurélio Lopes.
Nas ações foi apreendido um veículo e uma pessoa foi presa por desacato à autoridade. Dentre os veículos abordados, um apresentava uma estrutura fora dos padrões estabelecidos, infringindo às leis ambientais e de trânsito.
“Durante a madrugada do sábado identificamos também uma carreta montada com uma super estrutura de festa, com pilares de sustentação, som, treliça, gerador de alta potência, indo contra a legislação ambiental e de trânsito. Realizamos a desmontagem dessa estrutura, e o proprietário vai responder pelos crimes de poluição sonora e infrações dentro da legislação do Código de Trânsito”, informou o coronel Marcos Aurélio.
No sábado (29), as equipes do “Patrulhão do Silêncio” retiraram 22 carros que ultrapassaram a barreira de contenção fixada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), para a preservação e manutenção do berçário das tartarugas na área de exclusão na Praia do Atalaia. Os veículos foram retirados e as equipes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizaram os procedimentos legais contra os proprietários. A área de preservação das tartarugas foi novamente delimitada, e a segurança no local reforçada pelos agentes do Estado e servidores do Ideflor-Bio.
Participaram da Operação “Patrulhão do Silêncio” agentes das polícias Civil, Militar e Científica, Segup, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Detran.