Em uma ação conjunta do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e do Corpo de Bombeiros Militar, um praticante de kitesurf foi resgatado no final da tarde de sábado (29), após ficar à deriva próximo à Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense. A ação conjunta foi realizada após acionamento pelo canal de urgência do Centro Integrado de Operações (CIOp), número 190.
O homem havia saído para praticar kitesurf há mais de uma hora. Ao receber a informação, imediatamente a aeronave guardião 01 do Graesp, que já realizava sobrevoo, foi acionada e direcionou o voo ao local do possível desaparecimento, a cerca de 5 km do ponto na Praia do Atalaia de onde ele havia saído.
Foi possível localizar a vítima, que estava à deriva. Dois operadores aerotáticos saltaram da aeronave para tranquilizar a vítima e realizar o procedimento necessário.
Segundo o primeiro tenente Hailton, piloto do Graesp, “enquanto os operadores permaneceram na água com ele, a aeronave foi deslocada em direção aos bombeiros que estavam realizando buscas na água. Com o apoio da aeronave, a moto aquática conseguiu direcionar até o local exato onde a vítima estava, fazendo assim o resgate e conduzindo até a margem, na Praia do Atalaia”.
Integrando a ação, o tenente Aluísio, comandante dos guarda-vidas que atuam na Praia do Atalaia, acrescentou que “nós seguimos nas buscas até que a equipe do guardião 01 localizou a vítima. Ao chegarmos no local, os procedimentos já haviam sido iniciados. Conseguimos pegar os equipamentos da vítima e transferir ele para a moto aquática, o conduzindo em segurança até a Praia do Atalaia, onde a família o aguardava. Essa foi mais uma ação conjunta que tivemos êxito, e demonstramos que estamos à disposição pra servir em qualquer situação”. O homem de 44 anos não apresentou sinais de afogamento.
“Nossas equipes seguem atuando fortemente, seja nas estradas ou rios. Essa, felizmente, foi mais uma ação exitosa que nossas equipes integradas conseguiram realizar, após o acionamento do CIOp, demonstrando que estamos aptos e à disposição para atender da melhor maneira a população e preservar vidas em qualquer situação”, ressaltou o titular da Segup, Ualame Machado.