A Polícia Militar iniciou na manhã da última quarta-feira (26), uma grande ação para combater a criminalidade no bairro do Aurá, em Ananindeua. A “Operação Aurá”, a ação foi planejada para localizar os suspeitos de atirar contra uma equipe da PM que realizava rondas no conjunto residencial Pouso do Aracanga.
Uma equipe do 30º Batalhão recebeu a informação de que um grupo criminoso estaria escondido no residencial portando armas de fogo e comercializando entorpecentes. Durante a verificação, os suspeitos efetuaram disparos de armas de fogo contra os militares. Ao tomar conhecimento do fato o comando da PM organizou uma grande ação no bairro.
Um total de 139 policiais militares do efetivo do 30º Batalhão, unidade responsável pelo policiamento no bairro, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Regimento de Polícia Montada (RPMONT), Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Batalhão Especial Penitenciária (BEP), e da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu), participam da ação coordenada pelo comandante do Comando de Missões Especiais (CME), Coronel Araújo.
A PM ocupou o bairro do Aurá com ações de Abordagens a pessoas e veículos, Incursão, Barreira e Saturação. No momento que as equipes chegaram ao residencial Pouso do Aracanga, um grupo conseguiu fugir para uma área de mata, deixando para trás, armas de fogo de fabricação artesanal, um carregador de fuzil com dez munições e drogas.
Todo material apreendido foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil. Equipes da PM continuam a área realizando buscas para localizar os suspeitos de atirar contra a viatura da PM.