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Plataforma global de responsabilidade ambiental da Levi's® ganha destaque em cartilha da ONU que orienta a comunicação sustentável da moda

Plataforma global de responsabilidade ambiental da Levi's® ganha destaque em cartilha da ONU que orienta a comunicação sustentável da moda

Nos últimos anos, a Levi’s® concentrou todas as suas iniciativas de responsabilidade ambiental, presentes nos diversos setores da empresa, na plataforma Compre Melhor, Use por Mais Tempo. Uma delas foi a nova versão dessa campanha, reafirmando o compromisso de fazer moda mais sustentável e em prolongar a longevidade dos seus produtos – e, assim, ensinar os consumidores a amarem e usarem os seus jeans durante décadas.

A partir daí, a plataforma Compre Melhor, Use por Mais Tempo tem amplificado as ações e o envolvimento consistente da Levi’s® com a proteção ambiental, seja na cadeia produtiva, nas dinâmicas de governança ou na comunicação. Por essa razão, ela foi um dos estudos de caso destacados na cartilha recém-divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Convenção das Nações Unidas para a Mudança Climática, realizada por sua comissão dedicada à moda e sustentabilidade, o Fashion Industry Charter for Climate Action.

A cartilha, divulgada globalmente no fim de junho, tem como objetivo estimular comunicadores da indústria da moda a chamar e reforçar a atenção dos consumidores para as mudanças necessárias ao atingimento das metas de sustentabilidade, entre elas, diminuir a temperatura global em 1,5ºC. O documento também pretende reverter narrativas em favor de metas de sustentabilidade mais amplas. A cartilha começou a ser feita em 2021 com base em contribuições e debates de cerca de 160 stakeholders de áreas variadas da indústria em todo o mundo. São quatro seus pilares de orientação: Liderança na Ciência, Mudança de Comportamento e Práticas, Reimaginar Valores e Impulsionar o Suporte.

Compre Melhor, Use por Mais Tempo foi destacada como ação do pilar de Mudança de Comportamento e Práticas, por sugerir o abandono de mensagens que encorajem o superconsumismo e a opção por formas de comunicar a moda tendo em vista a sustentabilidade. Por exemplo, estimular mudanças positivas de comportamento, demonstrar soluções circulares para orientar os consumidores um estilo de vida mais consciente, ressaltando novas referências de aspirações e sucesso. Também recomenda manter o foco em marketing inclusivo e storytelling que celebre os valores ecológicos, sociais e culturais da moda. A cartilha destaca que a campanha, ao desafiar compradores a serem mais pró-ativos com a moda e com a duração de suas roupas, incentivando-os a pensar sobre a importância do compromisso com roupas de qualidade, que atravessam gerações, para a renovação dos recursos do planeta.

Créditos
Com informações da Agência Lema
Foto: Divulgação