JR Avelar
Diariamente dezenas de usuários de serviços de telefonia fixa, móvel e energia são surpreendidos com a interrupção de serviços, causados por furtos e roubos por parte de desocupados que perambulam nas noites da Região Metropolitana de Belém praticando este tipo de crime.
Um dos alvos dos suspeitos são cabos de cobre colocados em caixas elétricas na frente das residências, o chamado “fio terra”, que evita sobrecarga quando há variação de tensão ou até mesmo raios durante chuvas.
Durante a madrugada desta terça-feira (25) durante patrulhamento na área comercial a Guarda Municipal de Belém foi acionada, por volta das 02h da pelo Centro Integrado de Operações com o relato de que as câmeras que ficam localizados na praça Waldemar Henrique mostravam dois homens furtando fiação elétrica do logradouro público.
As câmeras de segurança têm sido uma forte aliada no combate a este tipo de crime e de imediato guardas municipais do Grupamento de Ações Táticas o GAT, com as informações e características dos dois suspeitos, fizeram diligência na área conseguindo abordar os dois homens na área do Ver-o-Peso.
Os dois homens foram detidos e durante a revista foram encontrados na posse de vários pedaços de fios de cobre que, segundo eles, foram furtados do logradouro público, constituindo crime previsto na lei com pena de reclusão de três a oito anos.
Os agentes encaminharam os detidos para a Seccional Urbana de São Brás para os procedimentos. Segundo a polícia, eles queimam a fiação e extraem o cobre que é vendido em sucatarias da cidade.
A polícia adverte que além de ser um crime qualificado, furtar fios elétricos é muito perigoso e a pessoa pode sofrer choque elétrico durante o furto, o que pode levar até a morte.