Pará

Primeira Usina da Paz no Marajó será anunciada nesta quarta-feira

Serão disponibilizados uma série de serviços totalmente gratuitos, envolvendo órgãos estaduais e parceiros.
 Foto: Agência Pará
Serão disponibilizados uma série de serviços totalmente gratuitos, envolvendo órgãos estaduais e parceiros. Foto: Agência Pará

Na próxima quarta-feira, 26, o governador Helder Barbalho vai assinar a Ordem de Serviço para a construção da Usina da Paz em Breves, no Marajó. Esta será a primeira UsiPaz na região. Além do governador do Estado, a Ordem de Serviço também será assinada pela vice-governadora, Hana Ghassan.

Referendada nacionalmente como um modelo inovador de segurança pública e cidadania, as Usinas da Paz são parte integrante do Programa TerPaz, que prioriza a presença do Estado em bairros e regiões periféricas com populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Cada UsiPaz leva mais de 70 serviços essenciais para a população, desde as áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer, integrados pelas secretarias estaduais e órgãos parceiros, oferecendo atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. Todos os serviços são gratuitos.

Construção
A Usina da Paz em Breves será construída a partir de parceria firmada entre o Governo do Estado e a mineradora Vale, a partir dos royalties obtidos com a exploração de minério em solo paraense.
A UsiPaz será erguida na Rua Ângelo Fernandes Breves, 3271, Aeroporto.