Bola

Série C: veja as chances de classificação e queda de Remo e Paysandu

Ao final de 14 jogos, Clube do Remo e Paysandu chegam na reta final do Campeonato Brasileiro da Série C em momentos distintos. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
Ao final de 14 jogos, Clube do Remo e Paysandu chegam na reta final do Campeonato Brasileiro da Série C em momentos distintos. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Ao final de 14 jogos, Clube do Remo e Paysandu chegam na reta final do Campeonato Brasileiro da Série C em momentos distintos, mas com um objetivo: vencer, vencer e vencer. Para um, a sequência vitoriosa vale a fuga definitiva do rebaixamento para a famigerada Série D. Para o outro, é a consolidação do bom momento e o sonho vivo da luta pelo acesso à Segundona.

Segundo o site Chance de Gol, especialista em projeções matemáticas, o Paysandu, que há algumas semanas tinha grandes chances de rebaixamento, de acordo com os estudiosos, hoje praticamente pulverizou essa possibilidade. O time de Hélio dos Anjos tem 0,08% de chances de cair. Ou seja, praticamente nula. Por outro lado, a possibilidade de classificação entre os oito que vão para a segunda e decisiva fase é de 48%.

A equipe soma 21 pontos e acumula 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. As últimas rodadas foram vitais para a virada de chave do time bicolor. Foram três vitórias consecutivas, uma delas sobre o então líder do campeonato, o Amazonas, em Manaus. No último domingo, o Paysandu bateu o CSA (AL) na Curuzu e entrou finalmente no G8. Agora, encara o desesperado América (RN) em Natal no próximo domingo. Um detalhe: o Paysandu está a cinco pontos do líder, o Brusque (SC).

Já o Remo luta com todas as forças para evitar um retorno à Quarta Divisão do futebol nacional. A equipe sofreu baixas importantes, como a do meia Pablo Roberto, e tenta se segurar como pode sob a desconfiança do torcedor e uma péssima campanha. Na zona de rebaixamento, o Leão tem 29,7% de chances de rebaixamento e só 1,9% de classificação, algo distante e fora dos planos de muitos torcedores, que já se darão por satisfeitos com a manutenção na Série C do próximo ano. O Remo acumula apenas três vitórias, cinco empates e seis derrotas. Soma 14 pontos e vai receber o Ypiranga (RS), neste sábado, no Baenão.