Nildo Lima
A torcida do Paysandu não poderia ter um domingo mais feliz, afinal de contas, o time bicolor, finalmente, entrou no G8 da Série C do Brasileiro ao vencer o CSA-AL, por 1 a 0, gol de Wellington Carvalho, pela 14ª rodada da competição. Foi a 3ª vitória seguida do time bicolor, que saiu da 10ª para a 7ª colocação na classificação do campeonato, com 21 pontos. A equipe paraense poderá descer um degrau nesta segunda, caso o São José-RS, 10º colocado, com 19 pontos, venha a vencer o Volta Redonda-RJ. O Papão volta a campo no próximo domingo, em Natal, contra o América-RN.
O Paysandu iniciou o jogo fogoso, indo para cima do visitante. Empurrado por sua torcida, o Papão mostrava forte intensidade, surpreendendo o CSA, que não conseguia reagir. A equipe bicolor criava boas chances de gol, deixando a Fiel empolgada. O time da casa chegou a criar duas, três oportunidades, sem, no entanto, finalizar com eficiência. De qualquer forma, o gol parecia estar cada vez mais maduro. O Paysandu era superior, dominando o meio de campo e fustigando a defesa inimiga com frequência.
O gol bicolor parecia estar amadurecendo. E estava mesmo,. Aos 20 minutos, o zagueiro Wellington Carvalho incendiou a torcida ao abrir o placar. Robinho cobrou escanteio e o defensor apareceu para testar para o fundo da rede. Foi o primeiro gol de Carvalho com a camisa bicolor. Após o gol, o CSA passou a sair mais para o jogo, enquanto o Paysandu tentava surpreender nos lances de contra-ataques. A estratégia levou o time bicolor a diminuir sua força ofensiva, mesmo assim a equipe listrada ainda perdeu duas grandes chances de ampliar o placar, com Mário Sérgio e Vinícius Leite, aos 38 e 48 minutos, respectivamente.
O CSA voltou para o 2º tempo com duas mudanças: Junior Todinho e Bruninho nos postos de Maciel e Ray Vanegas. Em desvantagem, o time alagoano recomeçou o jogo pressionando. Mas, o Paysandu tratou de dar o troco, deixando o jogo equilibrado. As equipes buscavam o gol, o CSA, por uma questão natural, com um pouco mais de intensidade. Alguns jogadores do Paysandu apresentavam cansaço. Hélio dos Anjos percebeu e fez mudanças por atacado em seu time colocando em campo Kevyn, Gustavo Custódio, Bruno Alves e Leandrinho.
Nos minutos finais do jogo o CSA imprimiu pressão ofensiva, criando dificuldades para a defesa bicolor. Aos 42, Gabriel Taliari não alcançou a bola, que sobrou para o goleiro Matheus Nogueira defender. A Fiel mostrava apreensão, mas no último lance, Custódio quase faz o segundo gol bicolor, mas ficou só no quase, com a vitória ficando no 1 a 0 mesmo.