Pará
Penúltimo final de semana das férias tem retorno agitado na BR-316
Alexandre Nascimento
Trânsito intenso na BR-316 marcou o retorno de veículos automotores, no penúltimo final de semana das férias escolares, na noite deste domingo (23). De acordo com o Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), que monitora a via até o KM 18 e as rodovias estaduais que dão acesso às praias e balneários, por meio da Operação Verão 2023 organizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), a situação deve se repetir, ainda na manhã desta segunda-feira (24), assim como ocorreu nos finais de semana anteriores.
De acordo com o órgão, o grande movimento de retorno começou a partir das 16 horas, que se intensificou durante a noite. Na realidade, a situação já era esperada, uma vez que no fluxo de saída da cidade na última sexta-feira (21), que marcou o início deste final de semana, o Detran havia calculado que aproximadamente 2.800 veículos passaram por hora na BR-316.
Por conta disso, os agentes afirmam que durante a manhã de hoje (24), a expectativa é que o fluxo intenso de veículos se repita. “Foi assim nos três primeiros finais de semana, pois o que tudo indica é que pessoas deixam para vir das praias pela manhã da segunda, aí gera essa grande movimentação”, declarou o agente Rabelllo, do Detran.
Apesar disso, ainda de acordo com o Detran-PA, a situação está sob controle, uma vez que agentes de trânsito estão dispostos nos principais pontos da BR-316 que são de jurisdição do órgão, assim como nas vias de acesso aos balneários e praias, como parte integrante da Operação Verão 2023, da Segup, para garantir fluidez do trânsito e a segurança de pedestres. A ação integra a Operação Verão 2023 da Segup, que neste final de semana não registrou ocorrências com vítimas.
Mas, o fluxo intenso de veículos oriundo do retorno do final de semana afetou as pessoas que dependem do transporte público urbano, que trafegam ao longo da BR. “Com essa situação, os ônibus que já demoram aos domingos, estão demorando ainda mais hoje (ontem). Estou aqui já mais de meia hora, e o motivo é essa quantidade maior de carros que estão vindo das praias”, concluiu Luciano Santos, 37 anos, representante comercial.