Alexandre Nascimento
Não era às margens ou à beira das praias e balneários do Estado, mas a agitação no Ver-O-Peso, ou “Veropa” para os paraenses, foi semelhante a essas localidades nesse período das férias. A maior feira livre da América Latina, foi uma das principais opções de visitação para as pessoas que ficaram em Belém nesse período, sejam moradores da própria cidade ou dos turistas, como neste quarto final de semana das férias.
De acordo com os feirantes, a movimentação tem sido intensa no Veropa nessas férias, principalmente aos finais de semana e de turistas que estão na capital paraense, sobretudo pelo famoso açaí com peixe.
“A gente tem vendido muito, principalmente para os turistas, que chegam aqui no ponto dizendo que estavam ansiosos para comer nosso famoso açaí com peixe. É por isso que, nesse período de férias não viajo, porque sei que a procura é grande o que nos dá a oportunidade de mais vendas”, declarou Waldomiro Aires, 50 anos, proprietário de um dos pontos.
O casal de turistas, o engenheiro florestal Matheus Paixão e a bióloga Jerusa Araújo, estiveram pela primeira vez em Belém e, com a boca escura depois de ingerir açaí com peixe, afirmaram que estavam ansiosos para experimentar a iguaria. “Sempre quisemos conhecer o Pará e realizamos essa vontade nessas férias. Não nos arrependemos de nada, um Estado rico em história, natureza, cultura e uma culinária impecável, como essa aqui do Ver-O-Peso que, mesmo simples, nos encantou. Com certeza voltaremos em outros anos”, disse o casal.
Mas, o conhecimento popular nas alas das erveiras é outra atração no Ver-O-Peso nessas férias que, como sempre, atrai a curiosidade dos turistas que visitam o espaço. “Vim de Vitória (ES) e é a primeira vez que venho a Belém e estou encantada com tudo. Deixei para vir ao Ver-O-Peso nesse final de semana, onde experimentei a culinária e impressionada com a sabedoria popular desta parte das ervas, mesmo com algumas sendo brincadeira. Só sei que estou amando a cidade e, tenho certeza, que voltarei mais vezes”, concluiu Luiza Marques, 23 anos, professora.
Mas, o Veropa também foi aproveitado pelas pessoas da cidade, como a dona Janete Lopes, 49 anos, que afirma que adora a energia do local nessa época do ano. “Sempre venho no Ver-O-Peso, que é o nosso cartão postal, e nas férias a sente mais energia porque tem mais pessoas, principalmente turistas. Para mim, que não irei viajar, vir aqui é um dos melhores coisas a se fazer”, concluiu Janete Lopes.