Bola

Série C: Paysandu encara o CSA com motivação a mil e doido para entrar no G8

Nildo Lima

Nunca, desde o início do campeonato, o Paysandu esteve tão motivado para uma partida, em casa, pela Série C do Brasileiro como para a de hoje, às 19h, contra o CSA-AL, pela 14ª rodada da competição. E não é por uma razão qualquer, afinal de contas, a equipe bicolor engatou duas vitórias seguidas em confrontos da maior importância. Primeiro conseguiu a sua 1ª vitória fora de casa ao bater o Amazonas-AM, até então o líder da disputa e invicto há dez partidas. Na rodada seguinte, a equipe bicolor venceu o clássico Re-Pa, querendo agora ratificar a reação na competição diante do time alagoano, na Curuzu.

Os resultados positivos obtidos pelos bicolores, sob o comando do técnico Hélio dos Anjos, fizeram com que a equipe passasse a respirar mais aliviada na Série C, saltando da 16ª para a 10ª colocação até antes do começo da rodada, ontem. Se a vitória sobre o Amazonas já havia criado uma atmosfera de paz na Curuzu, o triunfo sobre o maior rival só elevou ainda mais o grau de serenidade no estádio alviceleste, conforme admitiu, na última quinta-feira, o zagueiro Wanderson. “Ganhamos o clássico, um jogo à parte, uma final de campeonato”, disse.

Apesar do clima positivo que reina entre os jogadores do Papão, o elenco segue cumprindo com a lição passada por Dos Anjos, que tem batido na tecla de que o objetivo maior do time nesta primeira fase do campeonato, no caso a classificação, ainda não foi alcançado. Por isso, faltando seis jogos para o final da etapa de abertura da Série C, cada jogo representa uma batalha a ser vencida pelo grupo bicolor, conforme reconheceu o mesmo Wanderson. “Agora todos os jogos que temos são de suma importância”, apontou o defensor.

O restante da tabela da Terceirona até a 19ª rodada não é dos mais generosos para o Papão. Dos seis jogos que tem a cumprir, apenas dois serão em casa, com o time tendo o apoio da Fiel. O de hoje e o do dia 13 de agosto, contra o Náutico-PE, pela 17ª rodada. Os demais serão fora de Belém, contra o América-RN, Altos-PI, Pouso Alegre-MG e Confiança-SE. Seguindo o que manda o bom senso, os bicolores pensam em um jogo por vez para que a equipe não perca o seu foco.

Neste momento, o foco de Dos Anjos e seus jogadores atende por três letras: CSA. Um duelo que pode representar para ambos os lados o bilhete de entrada no G8 do campeonato, dependendo de uma vitória e de uma composição de resultados no restante dos jogos da rodada, que começou ontem com quatro partidas, provavelmente acompanhadas pelos bicolores.

FICHA DO JOGO

  • Paysandu: Matheus Nogueira; Anílson (Wanderson), Wanderson (Wellington Carvalho), Paulão e Eltinho; Jacy Maranhão, Geovane e Robinho; Vinícius Leite, Mário Sérgio e Nicolas Careca. Técnico: Hélio dos Anjos.
  • CSA: Dalberson; Celsinho (Everton Silva), Ednei, Rafael Forster e Ernandes; Moisés Ribeiro, Bruno Matias e Tomas Bastos; Iago Teles, Ray Vanegas (Robinho) e Gabriel Taliari. Técnico: Marcelo Cabo.
  • Local: Curuzu. Horário: 19h. Ingressos: R$ 40 (arquibancada) e R$ 100 (cadeira). Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro. Assistentes: Fabrício Lima Baseggio e Mateus Olivério Rocha (Trio do RS). Transmissão: Dazn, Nosso Futebol, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).