Bola

Tuna e Águia querem fechar a primeira fase da Série D com chave de ouro

O desfecho da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro chegou e, apesar das duas equipes representantes do Pará nesta edição estarem com a vaga para a próxima fasegarantida, a 14ª rodada desta etapa de grupos ainda separa objetivos importantes a serem perseguidos durante os 90 minutos de seus duelos. No caso da Tuna Luso Brasileira, o que está em jogo a partir de um bom resultado frente ao Trem-AP, neste sábado (22), é a liderança do Grupo 1, que só vai ser consagrada em caso de um triunfo em seus domínios, em partida programada para o Mangueirão, em Belém, às 17h, ao lado de um revés do Nacional-AM. Como o resultado de terceiros está fora da alçada da Lusa, a sua missão será voltada para fazer o dever de casa.

De acordo com a comissão técnica da Águia Guerreira, alguns fatores serão decisivos para que a equipe entre e produza em alto nível: um palco de altíssima qualidade e a projeção com moral para a etapa eliminatória da Série D. Com a partida remanejada para o Olímpico do Pará, a tendência é que o piso ajude o time a ser mais propositivo contra um oponente que vai sem tanta esperança para o embate.

Enquanto os paraenses vão em busca do topo, o Trem-AP realiza o seu jogo de despedida desta edição de quarta divisão na tentativa de sair com um resultado honroso. Atualmente na última posição, a meta do Rubro-Negro amapaense é o de encerrar a péssima fase de quatro jogos seguidos com derrota.

Com apenas uma baixa no time, a ausência do atacante Emerson Nike, expulso na rodada passada, Pedrinho deve ser o substituto na onzena inicial do treinador Júlio César Nunes. Na expectativa por nova boa postura coletiva e apagar o revés recente com um resultado e uma performance positiva, o comandante avalia: “Vamos encarar esse jogo contra o Trem com a mesma seriedade que estamos encarando todos os jogos até agora, como se cada jogo fosse uma final. É importante a gente ter esse foco e essa concentração. O jogo no Mangueirão com certeza motiva os atletas, um estádio maior, bonito, gramado de alta qualidade e que favorece o futebol jogado. Tenho certeza que esses fatores vão influenciar positivamente a gente nesta reta final e podemos terminar na liderança. É importante buscar essa vitória para chegar forte no mata-mata”, disse o comandante cruzmaltina.

O time marabaense goleou na estreia do técnico Rafael Jaques. E hoje, será que vem mais chuva de gols? – Foto: John Wesley/Águia

AZULÃO ENCARA O PRINCESA-AM FORA DE CASA

Dono da maior goleada aplicada no Grupo 1 em seu jogo passado, por 6 a 1 sobre o Humaitá-AC, ao ter assegurado a classificação para o mata-mata de forma gigante, o foco do Águia de Marabá, assim, é similar ao do companheiro paraense, que é chegar forte para a próxima fase com nova vitória e na melhor posição possível na tabela.

Na busca pela segunda colocação da chave, a tarefa do Azulão marabaense, teoricamente, será um pouco mais enjoada. Diante do Princesa-AM, às 17h, no estádio Gilbertão, a equipe enfrenta um rival que precisa de um triunfo a todo custo para selar a sua classificação para a fase seguinte da Série D do Campeonato Brasileiro.

A tarefa das duas equipes, nesse sentido, não será moleza. Assim como o Águia, o Princesa-AM vai embalado para a rodada final com uma boa vitória na conta, ao vencer o São Francisco-AC por 3 a 0, na casa adversária. O Tubarão do Solimões também esbanja outro pilar para cautela do Azulão, que é o seu setor ofensivo, atualmente, o mais incisivo da chave, com 21 gols marcados em 13 partidas.

O treinador Rafael Jaques reiterou a importância da pontuação máxima para a continuidade da competição. “Independente do último resultado, nós temos o nosso objetivo que é pontuar. Sabemos que será um jogo muito difícil, enfrentaremos o Princesa em sua casa. Hoje o Princesa briga por classificação e tem o melhor ataque do grupo. Vamos com o que temos de melhor e pensamos nesse jogo não como se já estivéssemos classificados, mas para fazer um bom jogo”, disse.