Bola

Paysandu faz as contas para garantir a sua vaga na próxima fase da Série C

Nildo Lima

Se antes das vitórias sobre o Amazonas-AM, fora de Belém, e Clube do Remo, a preocupação no Paysandu era com a possibilidade de rebaixamento à Série D de 2024, quando o time chegou a estar na 16ª colocação do campeonato, agora a prosa é outra. Na 10ª posição entre os 20 clubes participantes, com 18 pontos, o Papão sonha com voo mais altos, ou seja, entrar no G8, de onde sairão os classificados à segunda etapa da competição, após a 19ª rodada, a última da fase inicial do campeonato. O direito ao sonho dos bicolores é justo, haja vista que o time está a poucos passos da parte de cima da tabela.

Apenas um ponto, no momento, separa a equipe bicolor do último colocado do G8, o São José-RS. Faltando seis rodadas para o final da primeira fase, o Papão pode já assegurar sua presença no G8 na próxima rodada, a 14ª, quando receberá a visita do CSA, de Alagoas, domingo, às 19h, com prenúncio de casa cheia na Curuzu. A formação bicolor, além de cumprir com o seu dever de casa, precisa fazer figa por derrotas dos gaúchos e, se quiser estar ainda mais alto na classificação, também do São Bernardo-SP, 7º colocado, com 20 pontos, nos jogos contra o América-RN e Volta Redonda-RJ, na mesma rodada.

Mesmo embalado na Terceirona e motivado para o seu 4º jogo ao comando do técnico Hélio dos Anjos, além de jogar em seus domínios, o Papão, segundo as projeções matemáticas, não travará um duelo fácil no final de semana. O site Chance de Gol prevê um jogo equilibrado. O time paraense, segundo os cálculos do site, reúne 32.1% de possibilidade de somar três pontos, contra 36% do visitante, com 33.9% de possibilidade de empate, resultado que pode ser considerado como derrota para os bicolores.

Após a vitória no Re-Pa da última segunda-feira, as chances de o Papão chegar à 2ª fase da Série C passaram a ser de 24,1% e a temida queda para a Série D de 3.9%. Dos Anjos projeta objetivos mais grandiosos para a sua equipe. “Nosso pensamento é muito maior do que ganhar esse jogo. Esse jogo, coincidentemente, foi contra o nosso maior adversário, mas podia ser um jogo contra outra equipe qualquer”, declarou o treinador após o Re-Pa, o 11ª de sua carreira, nenhum deles com derrota. São nove vitórias e três empates, ou seja, 30 pontos conquistados dos 33 que disputou no clássico maior da região Norte, atuando nos dois lados.

Mário Sérgio é uma das principais armas do time bicolor na luta pelo acesso – Foto: Jorge Luis Totti/PSC

PROBABILIDADES DE CLASSIFICAÇÃO

Com 18 pontos, na 10ª colocação na classificação da Série C do Brasileiro, o Paysandu ainda tem mais seis jogos para disputar na 1ª fase do campeonato, o que representa 27 pontos. Para chegar à 2ª etapa da competição, sem sobressaltos, na última rodada, o Papão vai precisar somar pelo menos 12 dos pontos que tem a disputar, chegando a 30, marca considerada como razoável pelo site Chance de Gol. De acordo com a página da internet, chegando à pontuação projetada pelo site, o Papão terá de 90 a 97% de possibilidade de seguir na disputa da Terceirona.

Dos jogos restantes do time bicolor na fase inicial, apenas dois deles serão dentro de casa: CSA-AL, já no próximo domingo, e Náutico-PE. Os outros quatro serão na condição de visitante, contra o América-RN, Altos-PI, Pouso Alegre-MG e Confiança-SE. É sabido que o time bicolor precisará mudar o aproveitamento atuando fora de Belém. Em seis jogos disputados nesta condição, a equipe listrada sofreu quatro derrotas e obteve um empate e uma vitória. Um rendimento de apenas 22.2%.

Em casa, o aproveitamento bicolor foi bem melhor até aqui, com 66,7%, em sete partidas. Foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota. Os bicolores deixaram escorrer pelo “ralo”, sete pontos, que caso tivessem sido conquistados colocariam, hoje, a equipe no G8, com 25 pontos, marca ostentada pelo Operário, do Paraná, que, segundo o Chance de Gol, conta com 97.9% de possibilidade de seguir em frente na Terceirona após a fase inicial. A necessidade de pontuar atuando longe da torcida alviceleste é um dos desafios do técnico Hélio dos Anjos, que logo em seu segundo jogo à frente do time bateu o Amazonas-AM, em Manaus.

FIQUE POR DENTRO!

Pontos necessários para a classificação

  • 100% – 35 pontos
  • 99.9% – 31 pontos
  • 99.5% – 31 pontos
  • 99% – 30 pontos
  • 97% – 30 pontos
  • 90% – 29 pontos
  • 80% – 29 pontos
  • 60 % – 28 pontos

Pontos necessários para permanência na Série C

  • 100% – 29 pontos
  • 99.9% – 24 pontos
  • 99.5% – 23 pontos
  • 99% – 23 pontos
  • 97% – 22 pontos
  • 90% – 22 pontos
  • 80% – 21 pontos
  • 60% – 21 pontos

Fonte: Chance de Gol